Peixe vegan com flor de bananeira

A flor da bananeira pode fazer uma imitação bastante boa de peixe, quem diria, eih!?

Pois é, mas é mesmo verdade! Apesar de existirem outras receitas para uma boa imitação de peixe, esta não lhes fica atrás.

Esta flor tem um sabor muito subtil e permite jogar com temperos que relembram os sabores típicos do peixe, eles são a alga nori, sumo de limão e de pickles numa mistura para panar e fica tão bom! Sim panar, é frito. Nós cá em casa comemos poucos fritos, provavelmente 1 ou 2 vezes por mês mas esta receita não é para todos os dias, é para aquela ocasião especial, é para surpreender, é para quando a saudade aperta, é para …. quando quiser!

Não sabe o que é a flor da bananeira?

As bananas nas árvores crescem em cachos e, no final do cacho, há uma flor roxa crescendo, pois bem é aqui a nossa querida flor de bananeira. A parte comestível é a que está no interior desta flor.

Já é fácil encontrar à venda estas flores, que para esta receita, deverá comprar em lata em salmoura. Nunca encontrei em supermercados mas existem em lojas físicas ou online de produtos vegetarianos/veganos, asiáticos, naturais…

Tempo de preparação: 15 minutos

Tempo de fritura: 10 minutos

Doses: 4

Ingredientes
  • 1 lata de flores de bananeira em salmoura ( 510gr peso líquido, escorrido tem 260 gr.)
  • óleo para fritar

A massa para panar:

  • 1 chávena de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 pitada de açafrão/curcuma
  • 2 colheres de sopa de sumo de pickles (a água envinagrada dos pickles)
  • 2 colheres de chá de sumo de limão
  • 1 chávena de água com gás

A mistura de farinha para panar:

  • 1 chávena de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 e 1/2 colheres de sopa de nori picada (cortei aos pedaços pequenos com a tesoura)

Instruções
  1. Escorra as flores de bananeira e com papel de cozinha retire algum do líquido da salmoura.
  2. Numa tigela, coloque todos os ingredientes da massa e mexa. Atenção, vá pondo a água com gás aos poucos e vá mexendo até que fique com uma massa peganhenta boa para “grudar” na flor. Noutra tigela, coloque os ingredientes da mistura da farinha e mexa.
  3. Aqueça o óleo para fritar numa panela, certifique-se que tem óleo suficiente para que as flores possam “nadar” no óleo.
  4. Com cuidado, mergulhe as flores na mistura da massa e depois na farinha. Deite-as no óleo e deixe fritar por cerca de 4-5 minutos até dourar, virando-os uma vez. No início, as flores vão ao fundo do óleo mas pouco depois sobem à superfície.
  5. Transfira as flores para um papel de cozinha removendo assim o excesso de óleo. Sirva com o acompanhamento que desejar e esprema algumas gotas de limão, por cima das flores, na hora de servir.

Dica: Como as flores de bananeira já são fritas eu gosto de servi-las acompanhadas de legumes cozidos a vapor, arroz branco e ainda uma salada.

 


Se experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo e não se esqueça de me marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque eu adoraria saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários! 

Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.

Muito obrigada por estarem aqui comigo e me apoiarem!
Estou aqui também para vocês!