Queijo vegan de tomate seco ao sol

Este queijo, com tomate seco ao sol e manjericão, forma uma união perfeita que vai, de certeza, agradar a todos, veganos ou não!

É um queijo de sabor forte e um pouco picante, uma verdadeira delícia.

O tomate é colocado ao sol para desidratar, depois de desidratado, é comercializado assim seco ou conservado em azeite ou óleo. É ideal para dar um sabor mais intenso a algumas receitas como molhos, saladas frescas, massa, bruschetta ou em queijos como é aqui o caso.

Adoro queijos e este então…mmmmmmh, sou capaz de comê-lo em qualquer altura do dia! É um vício!

Se quer um delicioso queijo, muito fácil e rápido de fazer e que fica pronto (firme) em poucas horas. Está no sítio certo, é aqui:

 

Tempo de preparação: 15 minutos

Tempo de refrigeração: 4 a 5 horas

Doses: 2 unidades

Ingredientes
  • 1/2 cebola pequena
  • 1 chávena de caju  (ao natural, sem sal nem torrados) coloque-os em água e leve ao micro-ondas para aquecer. Retire e reserve na água.
  • 1/2 chávena de óleo de coco ou gordura de coco (usei este último, necessário 70 gr.), derretido, sem cheiro ou sabor.
  • 2 colheres de chá de alho em pó
  • 2 colheres de chá de pasta de miso branca (usei de arroz integral)
  • 1/4  de chávena de levedura de cerveja em flocos ou pouco mais de metade de levedura nutricional com sabor a queijo (usei este último).
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1/2 chávena de tomate seco. Usei 50 gr. de peso escorrido, de tomate seco ao sol e conservado em óleo.
  • 1 colher de chá de manjericão seco

  • Instruções
  1. Junte todos os ingredientes (atenção que os cajus é sem a água da demolha), menos os tomates secos ao sol e o manjericão, triture tudo até obter uma mistura homogénea e lisa.
  2. Adicione os tomates secos ao sol e pulse apenas 1 a 2 vezes para que fiquem picados mas não em pedaços muito pequenos. Se preferir pedaços maiores, pique-os com uma faca e envolva-os na mistura.
  3. Em dois recipientes, coloque película aderente no fundo e faça-a cair para os lados num comprimento suficiente para depois enrolar em cima. Coloque o manjericão seco no fundo dos recipientes.
  4. Distribua a mistura pelos dois recipientes. Pegue nos pedaços de película aderente que estão pendurados nas laterais, puxando-os para cima e torcendo-os no topo.
  5. Coloque as bolinhas de queijo no frigorífico por 4 a 5 horas para que fiquem firmes e as possa fatiar. Pode guardar no frigorífico até 5 dias.

Nunca um delicioso queijo foi tão rápido e fácil de fazer! Desfrutem!

Notas:

Miso – O miso é uma pasta muito nutritiva, originária do Japão. É feito através da fermentação da soja à qual se acrescenta sal e outros ingredientes como arroz integral e cevada (são estes dois que utilizo cá em casa). Tem um sabor bastante salgado, assim tenham atenção à quantidade de sal que utilizam.Os seus benefícios para a saúde são enormes, tanto a nível da flora intestinal, como na absorção de nutrientes ou até no reforço da imunidade. É um alimento vivo que contém bactérias (probióticos) por isso não deve ser fervido.

Gordura de coco –  A ideia da gordura de coco nesta receita é dar uma cremosidade extra. É uma gordura que fica rija à temperatura ambiente, e não tem cheiro nem sabor. A gordura de coco não é o mesmo que óleo de coco, eu só conheço á venda no Aldi (não patrocinado) junto às manteigas. Se não conseguir encontrar pode usar o óleo de girassol mas não ficará bem igual. Pode usar óleo de coco mas só o neutro, sem cheiro ou sabor, este é mais difícil de encontrar.


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