Seitan – vegan

O seitan, também conhecido como carne de glúten é um óptimo substituto da carne. O seu principal ingrediente é o glúten de trigo, possuindo assim um elevado valor proteico.

Com uma alimentação vegetariana ou vegana podemos obter quantidades suficientes de proteína sem recorrer a alimentos de origem animal, o seitan é um óptimo aliado mas também o tofu e as leguminosas em geral.

O seitan é muito saboroso e para além de ser rico em proteínas, possui um teor baixo em gorduras (sem gorduras saturadas nem colesterol).

Como vai ver nesta receita, é fácil de fazer mesmo para quem nunca fez,  fica muito mais saboroso pois pode alterar os temperos ao seu gosto e também fica bem mais barato do que aqueles que encontra nas lojas.

Pode usar o seitan em inúmeras receitas, tudo o que se pode fazer com carne animal pode-se fazer com esta carne vegetal: bifinhos com cogumelos, seitanas (como as bifanas), bifes, panados, strogonoff, rojões, seitan à alentejana, etc, etc, assado, grelhado, frito, refugado…uma enorme versatilidade. Todas estas receitas vão estar no blog! 🙂

Existem dois truques para um seitan fantástico. O primeiro é o descanso, deve ficar a descansar logo depois de amassado e também depois de cozido deve descansar de um dia para o outro. O segundo são as marinadas pois o seitan absorve muito bem os tempero …mas, necessita de tempo.

Faço sempre 3 seitans de cada vez, optimizando tempo e ingredientes. Para conservá-los podemos congelá-los inteiros ou fatiados ou no frigorífico dentro do seu caldo durante cerca de uma semana.

Aqui têm uma receita de marinada que uso no seitan assado no forno.

Temos um video na nossa página de Facebook com o passo-a-passo desta receita. Vá lá espreitar! 😉

Vamos lá então à receita:

Tempo de preparação: 15 minutos

Tempo de repouso: depois de amassar 10 minutos – depois de cozer cerca de 8 horas                                                                                 Tempo de cozedura: 30 minutos em panela a pressão ou 1 hora em panela comum  

Doses: 1 ou 3 se triplicar a receita – cada seitan tem cerca de 450 gr.

Ingredientes

Para 1 seitan:

  • 1 chávena de glutén de trigo
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de pimentão-doce
  • 1 colher de café de mostarda em pó (opcional)
  • ½ colher de café de sal fino
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • ¼ de beterraba cortada aos cubos (opcional)
  • 1 colher de chá cheia de cebola em flocos (opcional)
  • 1 colher de chá de ervas de provence picadas miúdas(opcional)
  • água

Para cozer até 3 seitans:

  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 2 folhas de louro
  • 1 dente de alho
  • ½ cebola
  • 1 colher de chá de ervas de Provence
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • água

Instruções

Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar. Este passo é muito importante!

  1. Numa taça coloque o glúten, a farinha de trigo, o alho, o pimentão-doce, a mostarda e o sal. Mexa.
  2. Numa chávena coloque o molho de soja, a beterraba, a cebola e acrescente água até ao topo da chávena. Despeje para um copo alto e triture com a varinha mágica.
  3. Junte esse líquido na taça das farinhas e misture rapidamente até incorporar o líquido. Coloque logo de seguida numa bancada e amasse bem com as mãos (como a fazer pão) por cerca de 5 a 8 minutos.
  4. Deixe repousar dentro de uma caneca durante pelo menos 10 minutos para obter a forma cilíndrica.
  5. Numa panela, coloque os ingredientes para cozer e junte água de forma a cobrir o seitan. Quando começar a ferver coloque o ou os seitans, mexa para que não agarre ao fundo e deixe cozer por 30 minutos na panela a pressão ou por 1 hora numa panela comum.
  6. Findo o tempo, retire do lume e pode usar logo de seguida, porém para um melhor sabor e textura (muito menos borrachento) aconselho a deixar repousar no frigorífico dentro de um recipiente e coberto com o caldo de um dia para o outro. A diferença é muito significativa.

Está pronto! Use o seitan como desejar mas sugiro sempre uma marinada antes da confecção.

NOTA: Aqui têm uma receita de marinada que uso no seitan assado no forno.


Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários! 

Muito obrigada por estarem aqui connosco e nos apoiarem!
Estamos aqui também para vocês!

Clementina e Léa 🙂