Vol-au-vent com creme de tomate seco – entrada vegan

Aqui está a minha sugestão para entrada do jantar do dia dos namorados (14 Fevereiro).

Este ano será um dia diferente dos outros anos, não haverá jantares românticos a dois. Será em casa, em família celebrando desta forma o AMOR. E tão bem que sabe!

Para que tenham um excelente dia do Amor, vou deixar-vos esta sugestão para a vossa entrada. O prato principal e a sobremesa sairão nos próximos dias, estejam atentos. 😉

Desta entrada, o que tenho para vos dizer é que ela é de-li-ci-o-sa! Mesmo!

O vol-au-vent tem origem francesa, é uma caixinha de massa folhada onde no seu interior se coloca um creme doce ou salgado.

O vol-au-vent estaladiço por fora contrasta com a cremosidade do seu interior. Um creme fresco, de tomate, maionese, orégãos e mais uns ingredientes que tornam esta entrada especial.

Se partilharem com crianças, coloquem menos mostarda no recheio  para que fique menos picante.

Fazer vol-au-vent ou caixinhas de massa folhada é muito simples e rápido de fazer.

Vejam aqui:

Tempo de preparação:  vol-au-vent  15 minutos /  recheio 15 minutos

Tempo no forno: 15 minutos 

Em 30 minutos ou menos tem a entrada toda feita.

Doses: 6 vol-au-vent (faço doses de  2 por adulto e 1 por criança)

 

Ingredientes

Para os vol-au-vent (as caixas de massa folhada):

  • 1 embalagem de massa folhada rectangular de 275 gr.
  • 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo sem fermento e água q.b.

Para o recheio:

  • O recheio destes vol-au-vent são o creme de tomate seco ao sol. Tem aqui a receita.

Será mais quantidade do que vai necessitar. Guarde o restante no frigorífico (por um máximo de 3 dias) e aproveite para colocar em tostas, pão, wraps, crepes, etc.

Decoração:

  • 2 Tomates cherry (cortados em 4)
  • Orégãos secos q.b.

Instruções

Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes e utensílios antes de começar. Este passo é muito importante para que tudo corra bem!

  1. Pré-aqueça o forno nos 200ºC.
  2. Numa tigela pequena coloque a farinha e um pouco de água, misture bem.
  3. Estenda a massa folhada numa bancada e pincele-a com a mistura da farinha com água. Dobre ao meio e pincel novamente. Volte a dobrar ao meio formando um rectângulo comprido com 4 camadas de massa folhada sobrepostas.
  4. Corte círculos pequenos ( 5 a 6cm de diâmetro) com um molde, pode ser uma taça, uma forma, ou as formas de bolachas. Se precisar corte em volta com uma faca.
  5. Em cada círculo e com a ponta de uma faca corte um círculo no interior deixando um rebordo com cerca de 1 cm. Não vá com a faca até ao fundo, apenas cortando a primeira camada.
  6. Pincele o topo e as laterais com a mistura de farinha com água.
  7. Leve ao forno pré-aquecido num tabuleiro com folha de papel vegetal por cerca de 10 a 15 minutos. Quando estiverem altas e douradas retire do forno e deixe arrefecer numa grade.
  8. Quando frias, passe com uma faca no corte das tampas de modo a conseguir tirá-las. Se encontrar um pouco da massa (fina) no interior da caixa retire com cuidado esse excesso.
  9. Reserve até á altura de servir. Se a sua cozinha estiver muito húmida, coloque as caixas num local mais protegido. Eu coloco dentro do forno (quando este está frio).
  10. Para servir, coloque o recheio no interior com a ajuda de uma colher pequena e decore com tomate cherry e orégãos secos.

Já está pronta a entrada para o dia especial do Amor! Desfrute!


Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários! 

Muito obrigada por estarem aqui connosco e nos apoiarem!
Estamos aqui também para vocês!

Clementina e Léa 🙂