Mousse de chocolate vegan – com aquafaba

Mousse de chocolate vegan com aquafaba

 

Esta é aquela mousse que se devia chamar de nuvem, é tão leve que se desfaz na boca, uma delícia.

 

Pois é, mais uma receita verdadeiramente surpreendente! Esta receita é feita com o líquido da cozedura do grão-de-bico que quando batido origina a aquafaba. Fica como as claras em castelo. Formidável, não achas?

 

É de certo uma receita que vai surpreender tudo e todos!!!! E para mais… é muito saborosa e garanto que não vai saber a grão.

 

Muitas pessoas não conhecem este pequeno grande truque 🙂 , então quando vou a casa de amigos levo e  faz sempre muito sucesso. As pessoas perguntam-me: “Mas como fazes? Podes dar-me a receita? Esta mousse é mesmo boa!”

 

Sim! É boa, muito leve, parece que comemos um pedaço de nuvem e eu já me vejo no paraíso! Mmmmmm…!

 

E ainda por cima é muito fácil, rápida e leva poucos ingredientes.

 

Para fazeres a aquafaba podes utilizar o líquido do frasco de grão cozido de compra ou o líquido do grão que cozes em casa. Se fizeres este último, quando cozes o grão e o retiras, deixa na panela a água e deixa-a ao lume por mais uns minutos para reduzir um pouco, tornando o líquido mais espesso e melhor para depois utilizar.

 

Atenção: é o líquido da cozedura do grão, nunca a água da demolha!

 

Podes ver o video do directo que fiz no Facebook.

 

Aqui vai esta doce maravilha:

Tempo de preparação: 15 minutos 

Tempo de refrigeração: cerca de 8 horas

Doses:  4 a 5 doses

Ingredientes
  • 150 ml de líquido do grão de bico cozido refrigerado (frio)
  • 100 gr de chocolate negro  ou chocolate de culinária (tablete)
  • 2 colheres de sopa de açúcar em pó (receita no blog, veja aqui.).
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (pode usar  aroma de baunilha)
  • Chocolate e nozes picados para decorar (usei um chocolate negro com 56 % de cacau com pedaços de laranja e amêndoa para dar um toque ainda mais especial). – opcional

Instruções
  1. Derreta o chocolate em banho-maria ou por 2 sequências de cerca de 20 segundos no micro-ondas. Não deixe o chocolate aquecer em demasia se não vai queimar e alterar o sabor, retire ainda com alguns pedaços que vão derreter sozinhos com o calor da taça.
  2. Bata o líquido do grão-de-bico numa batedeira com varas. Quando começar a criar espuma e a crescer (em castelo) acrescente o açúcar em pó e a essência de baunilha. Deve obter uma consistência firme como as claras em castelo. Já tem a aquafaba feita.
  3. Deite uma colher de sopa da aquafaba na tigela do chocolate, vai ajudar a arrefecer o chocolate e torna-lo com a consistência adequada para depois mistura-lo na aquafaba. Repita este processo mais duas vezes, num total de três colheres de sopa de aquafaba no chocolate.
  4. Agora misture muito suavemente o chocolate na aquafaba, não misture muito para não perder o ar, apenas até estar com uma mistura homogénea.
  5. Coloque a mistura numa taça e leve ao frigorífico, pelo mínimo de 5 horas, o ideal será por cerca de 8 horas ou de um dia para o outro.
  6. Quando for para servir, pique o chocolate e as nozes e decore a seu gosto.

Já está, agora delicie-se com esta nuvem mágica!


Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários! 

Muito obrigada por estarem aqui connosco e nos apoiarem!
Estamos aqui também para vocês!

Clementina e Léa 🙂

Gostas de Bolos?

Gostava de te oferecer algo que vais gostar!