Pudim de chia com manga e coco

Estes Pudins de Chia são veganos, sem açúcar, saudáveis, deliciosos e super fáceis e rápidos de fazer.

Ah! E muito versáteis, podemos fazer uma base (um pudim base) e depois acrescentar:

Frutas

Granolas

Frutos secos e sementes

Chocolate

A chia são as sementes comestíveis da Salvia hispânica, tem uma cor escura e tamanho pequeno.

É considerada um superalimento com diversos benefícios para saúde.

Podem-se comprar já em qualquer supermercado ou lojas a granel, dê preferência pela chia de cultivo biológico.

Estas maravilhosas sementes quando entram em contacto com algo líquido formam um gel espesso.

Para fazer os pudins de chia basta juntar a chia com leite vegetal (qualquer um), sumo de frutas ou até iogurte com leite vegetal.

A proporção é de 1 medida de chia para 4 a 6 medidas de líquido.

Eu tenho sempre a base, feita com chia e leite vegetal (1:4), no frigorífico e depois retiro a porção desejada e adiciono frutas, granolas, iogurte, batidos, mais leite vegetal ou outro que desejar.

Podem ver um pequeno vídeo de demonstração no nosso Facebook ou Instagram.

Tempo de preparação: 20 minutos 

Tempo de preparação: 5 minutos (para a base)

Tempo no frigorífico: 4 horas ou de um dia para o outro

Doses:  4 a 6 (para a base)

Ingredientes
  • ½ chávena de sementes de chia
  • 4 X ½ chávena de leite vegetal (500 ml)
  • 1 pedaço de manga cortado aos cubos
  • Coco ralado q.b.
  • Raminho de hortelão para decoração

Instruções
  1. Num recipiente com tampa coloque a chia , o leite e mexa bem.
  2. Coloque a tampa e leve ao frigorífico por umas horas (cerca de 4) ou de um dia para o outro. Se poder, na 1º hora mexa por 2 vezes para envolver bem e ajudar a chia a hidratar.
  3. A base está pronta! Retire uma porção e coloque numa taça ou copo. Adicione os cubos de manga, polvilhe com coco ralado e decore com um raminho de hortelã.

Notas:

É importante que mexa bem as sementes de chia no leite para que cada semente esteja envolvida no leite e hidrate bem. No início verá que algumas sementes flutuam e têm resistência ao leite mas mexendo bem isso é ultrapassado.

Saboreie estes Pudins de chia ao pequeno-almoço, como sobremesa, ao lanche ou mesmo quando apetecer! 😉

Pode guardar o “pudim base” no frigorífico até 5 dias.


Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários! 

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 Léa 🙂

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