Infusão de laranja, menta e especiarias

Depois de alguns excessos no Natal o que vem mesmo a calhar bem é esta deliciosa infusão de laranja, menta e especiarias.

De sabor quente e reconfortante sabe mesmo bem desfrutá-la no sossego da nossa casa.

Cá em casa adoramos esta infusão…sim a criança também. A Íris desde muito pequena que bebe infusões e gosta muito. Esta tem um sabor tão bom e doce que nem lhe colocamos nenhum adoçante.

O alcaçuz (Glycyrrhiza glabra ou Glycyrrhiza uralensis) também conhecido como regaliz ou raiz-doce tem uma raiz usada há milhares de anos para fins medicinais.  Nesta infusão oferece o seu paladar único mas também adoça de forma natural.

Esta receita é de uma infusão, não de um chá. Muitas pessoas chamam chá a infusões e isso está incorrecto.

O chá é uma infusão preparada a partir da planta Camellia Sinensis a partir desta espécie temos vários grupos de diferentes chás. O chá branco, chá verde, chá amarelo, chá oolong ou azul, chá preto e o chá escuro.

São todos provenientes da mesma planta mas diferentes entre si pela escolha da parte da planta que é colhida bem como os seus processos de oxidação (maturação) e secagem.

A infusão (ou tisana) é uma bebida preparada através da adição de água a ferver a folhas, flores, sementes, frutos, cascas e raízes. Pode-se usar apenas um ingrediente ou vários fazendo um mix de sabores como é o caso desta deliciosa infusão.

Existem imensas infusões como as de cidreira, camomila, erva-príncipe, limão, hortelã, algas, rosa, gengibre, frutos silvestres, etc, etc, etc.

Vamos então à receita?!

Tempo de preparação: 20 minutos 

Tempo de preparação: 5 minutos  

Tempo de repouso:  15 minutos

Doses: 4

Ingredientes
  • 1 pau de canela do Ceilão ou 2 paus de canela de  Cássia (a mais comum)
  • 3 tiras de casca de 1 laranja
  • 1 colher de sopa cheia de alcaçuz (raiz)
  • 4 raminhos de hortelã ou de menta
  • 1 L de água

Instruções
  1. Coloca todos os ingredientes num bule (excepto a água).
  2. Leva a ferver o litro de água, quando começar a ferver apaga e deita a água no bule.
  3. Põe a tampa ou um prato no bule e deixa repousar por 15 minutos.
  4. Coa a infusão e delicia-te com estes sabores quentes.

Notas:

Verás que esta infusão tem um sabor adocicado para se quiseres um pouco mais doce, coloca um pouco de xarope de agave ou outro adoçante natural.

Se gostas muito do sabor a canela podes fazer uma decocção, ou seja,  colocas os paus de canela e 300 ml da água necessária num tacho, deixas ferver por uns 3 a 5 minutos e fica a repousar tapado por uns minutos.  De seguida juntas ao bule para repousar novamente  junto com os restantes ingredientes.

Em alternativa podes juntar canela em pó logo no passo 1.


Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, não te esqueças de nos marcares nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários! 

Muito obrigada por estares aqui connosco e nos apoiares!
Estamos aqui também para ti!

 Léa 🙂

Gostas de Bolos?

Gostava de te oferecer algo que vais gostar!