Paté de cebola e salsa

Este Paté de Cebola e Salsa não vai poder faltar no teu frigorífico. É muito simples e rápido de preparar e é uma delícia.

Antes de mais, deixa-me partilhar que “coisas para colocar no pão” são das receitas mais pedidas aqui na Dona Clementina. No entanto, mesmo com uma grande oferta de opções disponíveis aqui no site, há sempre falta de ideias. Assim como também acontece comigo, parece que estou sempre a comer a mesma coisa.

Primeiramente, este paté é uma excelente  alternativa aos tradicionais e que, têm na sua composição produtos de origem animal. Deste modo, criei este paté como uma opção vegana para que possa agradar a todos. Ainda mais, tem feito sucesso por quem já o provou. Por outro lado, além de muito fácil de fazer é mesmo muito saboroso. Todavia, além de ser delicioso é também muito rico para a nossa saúde.

Benefícios deste paté de cebola e salsa:

Conforme referenciei anteriormente, este paté está cheio de nutrientes bons. Podemos destacar não só as sementes de girassol, bem como a cebola e a salsa.

Assim, vamos saber mais detalhadamente o que cada um nos oferece:

  • Sementes de girassol: é rica em ómega 6 e 9, vitamina E, fibras e minerais importantes, sendo assim, a semente de girassol uma grande aliada para a saúde do coração.  São também muito boas para ajudar o organismo a desintoxicar bem como auxilia na perda de peso, pois tem um alto teor de fibras e proteínas. Tem também uma acção anti-inflamatória e promove o fortalecimentos dos nossos ossos e músculos, por exemplo;
  • Cebola: a cebola combate inúmeras doenças, por ser rica em vitamina C e outros antioxidantes. Combate gripes e resfriados, controla a diabetes e ainda regula a hipertenção, por exemplo;
  • Salsa: a salsa tem ação antioxidante, é rica em vitamina C, ferro e manganês. Deste modo, podemos exemplificar com o atraso no processo de envelhecimento, previne infeções urinárias, fortalece o sistema imunológico entre outros.

Portanto, tens todas as vantagens em consumir este paté delicioso. Não só torna uma refeição mais saborosa como também é amigo da nossa saúde.

Sugestões para servir este paté:

Só para exemplificar, este paté fica perfeito servido de várias formas. Podes servir numa fatia de pão fresco, ou numa torrada. Por outro lado, também fica ótimo quando colocado numa tábua para desfrutar entre amigos e servir com tiritas de legumes crus, por exemplo. Sem dúvida que vai fazer sucesso! Além da frescura, tem também uma textura cremosa.

No entanto, se queres mais opções tens aqui no site, por exemplo,  o creme de caju, o creme de tomate seco ao sol, a manteiga vegana com alho e salsa ou os queijos veganos.

 

Tempo de preparação: 20 minutos 

Tempo de preparação: 10 minutos 

Refrigeração: recomendado, de um dia para o outro.

Doses: 1 paté

Ingredientes
  • Sementes de girassol (demolhada de um dia para o outro) – 1 chávena
  • Salsa com os talos, picada grosseiramente – 1/2 chávena
  • Cebola pequena picada – 1/2
  • Dente de alho – 1/2
  • Sumo de limão – 2 a 3 colheres de sopa
  • Azeite – 1 colher de sopa
  • Pimenta preta – 1/2 colher de café
  • Sal grosso – 1 colher de chá mal cheia
  • Água (quantidade exacta a verificar na hora) – 3 colheres de sopa

 


Instruções
  1. Em primeiro lugar, coloca num copo alto, as sementes de girassol. (antecipadamente demolhadas e escorridas)
  2. Depois adiciona a cebola e o dente de alho, o sumo de limão, o azeite, o sal e a pimenta preta.
  3. De seguida, tritura bem com a varinha mágica e vai juntando água aos poucos até obteres a consistência desejada.
  4. Por fim, adiciona a salsa picada e mexe com uma colher.
  5. Coloca num recipiente com tampa hermética e leva ao frigorífico de um dia para o outro.

Finalmente, de forma simples e rápida, tens o teu paté pronto! Delicia-te com este fresco e muito saboroso paté de cebola e salsa.


Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, não te esqueças de nos marcares nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários! 

Muito obrigada por estares aqui connosco e nos apoiares!
Estamos aqui também para ti!

 Léa 🙂

Gostas de Bolos?

Gostava de te oferecer algo que vais gostar!