Arroz de brócolos

Este arroz de brócolos é muito fácil de fazer, é super versátil e delicioso.

É provável que os brócolos sejam os primeiros legumes que temos memória de ter comido. Não só são super nutritivos como também se pode separar em floretes. Quando separado em floretes, permite que as crianças agarrem bem com a mão e achem piada comer uma “arvorezinha”.

No entanto, os brócolos tendem a ser preparados sempre da mesma forma, ou em floretes ou introduzidos no puré da sopa. Assim, a receita que trago hoje, é um surpreendente arroz de brócolos. É inegavelmente delicioso e super versátil.

Como fazer o picado para o arroz de brócolos?

Antes de mais, vou partilhar contigo três formas que podes usar para fazer o picado de brócolos.

a) Com a faca

Com a ajuda de uma faca começa por separa os floretes do brócolos em pedaços mais pequenos. Depois vai cortando cada florete e respectivo caule, em pedaços mais pequenos, de modo que fique mesmo com aspecto de “arroz”, um picado. Apesar de ser o método que demora mais tempo, vale o tempo extra, pois consegues cortar exatamente do tamanho que pretendes.

b) Com o processador

Deves começar por separar os floretes e cortar os caules em pequenos pedaços. Depois colocar no processador e pulsar até o picado ficar do tamanho que pretendes. Todavia, aqui pode ser necessário repetir o processo por pequenas doses de floretes, para que o picado fique uniforme.

c) Com o liquidificador

Em primeiro lugar separa os floretes e corta os caules em pedaços mais pequenos. De seguida coloca no liquidificador. Vai raspando as laterais do copo para que o picado fique uniforme. Neste método é importante que não tritures demais, senão fica tipo uma “pasta”.

Sobretudo, é muito importante usar o brócolos inteiro e não descartar nada. Seja a cabeça do brócolos, os caules, tronco e folhas. Desta forma, reduzimos o desperdício alimentar e temos uma refeição cheia de nutrientes. É importante saber que todos os anos vão muitos quilos de alimentos para o lixo, quando poderiam ser perfeitamente utilizados na preparação da nossa alimentação.

A versatilidade do picado de brócolos.

Neste caso, eu utilizei o picado de brócolos num delicioso arroz. Transformei um arroz simples, numa receita super saborosa e cheia de nutrientes. No entanto, podes preparar o teu picado de brócolos como uma acompanhamento isolado.

Podes por exemplo, saltear na frigideira com um fio de azeite e um dente de alho laminado, fica ótimo. Cozer a vapor é uma outra opção.

Além de misturar no arroz, também fica perfeito misturado com massa, com outros legumes ou até adicionado nuns pasteis de batata por exemplo. A versatilidade deste picado é mesmo imensa.

 

Este arroz é uma receita perfeita para quando as crianças torcem o nariz aos legumes. Assim comem sem se aperceberem e vão se habituando ao sabor. Podes até dizer que é o arroz do Hulk, por exemplo!

Aqui, eu servi com uns nuggets de tofu e ficou sem dúvida alguma, uma maravilha. No entanto, também podes acompanhar com o Tofu com laranja e amêndoa ou com o Seitan assado no forno, por exemplo. Acima de tudo, este arroz de brócolos é muito delicioso e acompanha bem com tudo.

Finalmente, consulta a receita completa que encontras a seguir.

Apesar de teres as fotos e descrição da receita aqui, podes encontrar o vídeo nas redes sociais, vai lá espreitar. 😉

Tempo de preparação: 20 minutos 

Tempo de preparação: 25 minutos 

Doses: 6

Ingredientes
  • Brócolo*- 1 brócolo pequeno (cerca de 300 gr.)
  • Água  – 1 e 1/2 chávena (375 ml)
  • Arroz agulha ou basmati*- 1 chávena (180gr.)
  • Cebola – 1 cebola pequena picada (100 gr.)
  • Azeite – 3 colheres de sopa (40 ml)
  • Alho – 2 dentes de alho picados
  • Sal – 1 colher de chá
  • Pitada pimenta branca

 


Instruções
  1. Em primeiro lugar, lava o arroz e deixa a escorrer.
  2. De seguida, num panela, aquece o azeite e refoga a cebola. Assim que fique um pouco mole adiciona o alho e refoga-o. No entanto, atenção para não queimar.
  3. Depois junta o brócolo picado e mexe.
  4. Coloca o sal e a pimenta branca, envolve.
  5. Agora adiciona o arroz e a água, envolve e coloca a tampa. Enquanto o arroz coze, o lume deverá estar em temperatura  baixa.
  6. Deixa cozer o arroz por cerca de 10 minutos. O tempo pode variar consoante o arroz utilizado, por isso verifica na embalagem.
  7. Assim que passem os 10 minutos, prova um pouco de arroz, se já estiver cozido, está pronto!

Notas:

Pica o brócolos: os floretes com 1 a 2 cm e o caule picado fino. Vê a foto acima.


Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, não te esqueças de nos marcares nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários! 

Muito obrigada por estares aqui connosco e nos apoiares!
Estamos aqui também para ti!

 Léa 🙂

Gostas de Bolos?

Gostava de te oferecer algo que vais gostar!