Nuggets de tofu

Estes Nuggets de Tofu são maravilhosos, deliciosos, crocantes e viciantes.

Antes de mais, prepara-te para te surpreender com estes nuggets super saborosos. São, não só deliciosos como também super crocantes. Certamente que vai ser uma receita que vai agradar a todos e fazer sucesso em qualquer mesa.

Porque todos vão adorar estes nuggets de tofu?

Para começar, esta é uma receita muito fácil e rápida de preparar. Surpreendentemente, o tofu não precisa de marinar, pois os temperos da polme e da crosta vão dar-lhe um sabor divinal. Embora possam ser fritos são deliciosos também assados no forno. Com a opção de assados no forno, não só torna os nuggets mais saudáveis como também evitamos os cheiros em casa. Mas é sempre uma opção 🙂

Contudo, o mais incrível, é a combinação perfeita entre o interior macio e o crocante cheio de sabor.  Embora sejam realmente rápidos e fáceis de preparar, são sem dúvida alguma, deliciosos. E ainda mais, são de tal forma viciantes,  que vais acabar por repetir esta receita vezes sem conta.

Dicas para que os teus nuggets fiquem perfeitos:

  • Em primeiro lugar aperta muito bem o tofu (depois de o teres passado por água corrente), de modo a deixá-lo bem seco. Dessa forma, quanto menos água tiver, melhor absorverá os sabores da polme;
  • No caso de os fritares, escorre muito bem o óleo e deixa-os repousar em cima de papel de cozinha. Assim, quanto mais secos mais crocantes ficarão;
  • Opcionalmente, e no caso de não haverem crianças a comer, podes adicionar pimenta preta acabada de moer na polme e uns flocos de piri-piri no crocante, por exemplo;

Como servir os nuggets de tofu!

Eu optei por servir os nuggets com este arroz de brócolos. No entanto, também ficam ótimos com uma massa salteada, uma salada russa ou umas batatas-fritas (“fritas” no forno) por exemplo. Contudo, também ficam deliciosos servidos dentro de um wrap com molho de iogurte por exemplo. Ou ainda, servir como snack, com uns molhos para mergulhar. Com toda a certeza, que o que não faltam são opções de como comer estes deliciosos nuggets e que vão deixar toda a gente a pedir por mais.

Acima de tudo, quis com esta receita mostrar que quando alteramos a nossa alimentação para vegetariana, não perdemos sabores. Aliás, eu até acho que ganhamos mais sabores e texturas. Estes Nuggets de Tofu são o exemplo de como podemos adaptar e transformar a nossa alimentação para vegana, nunca perdendo as receitas que gostamos.

Por fim, podes consultar a receita completa abaixo e ir já para a cozinha.

No entanto, e no caso de preferires ver em vídeo, podes sempre consultar as redes sociais. Vai lá espreitar!

Tempo de preparação: 20 minutos 

Preparação: 25 minutos 

Fritura: 5 minutos

Ou forno: 10  minutos 

Doses: 3 (4 nuggets a cada pessoa)

Ingredientes
  • 200 gr de tofu natural ou fumado

Para a polme (a cola):

  • Farinha de trigo sem fermento – 2 colheres de sopa cheias
  • Leite vegetal (uso o de soja) – ¼ de chávena de (podes precisar de um pouco mais)
  • Caju  – ¼ de chávena (30 gr.) demolhados em água quente por 30 minutos e escorridos.
  • Levedura de cerveja ou levedura nutricional em flocos – 1 e ½ colheres de sopa
  • Alho em pó – 1 colher de café
  • Sal – ½ colher de chá

Para a crosta:

  • Flocos de milho (corn flakes) sem açúcar – 1 chávena
  • Pão ralado – 2 colheres de sopa
  • Sal fino – uma pitada
  • Alho em pó – uma pitada
  • Óleo para fritar os nuggets

Instruções
  1. Começa por preparar o tofu: seca-o um pouco com papel cozinha e corta-o em 6 fatias e essas fatias ao meio. Ficarás com 12 pedaços quadrados de tofu.
  2. Depois num copo de varinha mágica coloca todos os ingredientes da polme e tritura com a varinha mágica. No entanto, se achares muito espesso podes colocar mais um pouco de leite vegetal mas não muito, tem de ter consistência de cola.
  3. De seguida coloca a polme num prato e reserva.
  4. Parte os flocos de milho (corn flakes) com as mãos para ficares com pedacinhos. Por outro lado, podes usar uma picadora. Contudo pode picar demais e obter uma farinha ao invés de um granulado.
  5. Coloca num prato e adiciona os restantes ingredientes da crosta. Envolve bem.
  6. Agora, com a ajuda de um garfo passa um pedaço de tofu na polme, de seguida na mistura da crosta e coloca num prato.
  7. Assim que termines, coloca óleo a aquecer numa frigideira. Logo que esteja quente, adiciona os nuggets e frita-os de ambos os lados.
  8. Deves colocar os nuggets fritos num prato com papel de cozinha para absorver um pouco de óleo.

Finalmente, delicia-te com eles ainda quentes, são crocantes e deliciosos!

Nota:

Por outro lado, podes usar o forno em vez de os fritares. Para isso, começa por pre-aquecer o forno a 190ºC. Depois coloca uma folha de papel vegetal num tabuleiro. De seguida dispõe os nuggets no tabuleiro e leva ao forno. Talvez provavelmente, sejam suficientes 5 minutos de cada lado.  Assim sendo, vai observando, pois todos os fornos assam de forma diferente. Se quiseres que fiquem mais crocantes podes polvilhar com um pouco de óleo.


Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, não te esqueças de nos marcares nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários! 

Muito obrigada por estares aqui connosco e nos apoiares!
Estamos aqui também para ti!

 Léa 🙂

Gostas de Bolos?

Gostava de te oferecer algo que vais gostar!