Bulgur com legumes

Bulgur com legumes, sementes e hortelã, um prato saudável e muito saboroso.

Antes de  mais, esta é uma receita que nos faz viajar.

E porquê?

Porque tudo neste prato me lembra Marrocos. Não só os aromas das especiarias como também as cores fortes e vivas, ou as texturas crocantes por exemplo, mas principalmente, o bulgur que é bastante tradicional naquele país.

É acima de tudo, uma receita cheia de sabor e  perfeita para os dias em que temos menos tempo para cozinhar. Assim, tens esta receita feita no máximo em 20 minutos! Eu tenho a certeza que vais adorar tanto como eu e vais repetir vezes sem conta na tua cozinha!

Já conheces Bulgur?

Então, o bulgur é  feito a partir do grão do trigo integral. Quando estes grãos começam a germinar, são pré-cozidos, secos e partidos.

Desta forma, é uma óptima alternativa quer ao arroz, quer à massa, ou aos cuscuz ou à quinoa, por exemplo. A somar a toda esta versatilidade, podemos juntar o facto de ser delicioso quer comido quente quer frio. Esta é sem dúvida uma das receitas que adoramos aqui em casa.

Onde comprar o bulgur?

Embora este grão ainda te possa ser desconhecido, já podemos encontrar o bulgur com alguma facilidade. Assim, eu costumo comprar no supermercado. Dou preferência a um bulgur biológico e que já foi vaporizado. Desta forma, o seu processo de cozedura é muito mais rápido.  Por exemplo, este demora cerca de 2 minutos a cozer e depois mais uns 5 minutos a repousar. Contudo, vê na embalagem as indicações de preparação, pois pode variar consoante o tipo e tamanho do grão.

Por fim, mais abaixo podes ver o passo a passo da receita bem como a lista completa de ingredientes.

Mas se preferes ver o vídeo, acede às redes sociais e assiste à preparação na integra!

Vai lá espreitar! 😉

Tempo de preparação: 20 minutos 

Tempo de preparação: 20 minutos 

Doses: 5 a 6

Ingredientes
  • Azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cenoura ralada na parte grossa
  • ¼ pimento vermelho em tiras ou picado grosseiramente
  • ½ curgete ás meias luas
  • 1 tomate picado
  • Curcuma, pimenta preta, pimentão-doce, canela, cominhos, sal q.b
  • 1 chávena de grão cozido
  • sumo de limão q.b.
  • Amendoins q.b
  • Sementes de abóbora q.b.
  • Hortelã ou salsa picados q.b.
  • 1 chávena de bulgur
  • 2 chávenas de água a ferver

 


Instruções
Para os legumes:
  1. Em primeiro lugar, deita um fio de azeite num tacho e leva ao fogão. Assim que esteja quente, adiciona a cebola, deixa refogar um pouco e junta o alho.
  2. Nesse meio tempo, vai mexendo ocasionalmente até a cebola estar mole. De seguida, adiciona a cenoura, o pimento, o tomate e a curgete. Envolve logo após juntares os legumes e deixa por poucos minutos, para que os legumes fiquem crocantes e não muito cozidos.
  3. Em seguida, junta os temperos: a curcuma, a pimenta preta, o pimentão doce, a canela, os cominhos e o sal. Agora envolve, adiciona o grão e volta a envolver.
  4. Logo após juntar o grão, deixa apenas 1 ou 2 minutos, desliga o fogão e adiciona o sumo de limão.
Para o bulgur:

Por outro lado, se quiseres podes cozê-lo ao mesmo tempo que refogas os legumes, faz da seguinte forma:

  1. Começa por colocar o bulgur num tacho, com água e sal e mexe. Assim que levantar fervura, conta 1 minuto, desliga o fogão e tampa o tacho.
  2. Depois, deixa repousar por cerca de 5 minutos. Neste meio tempo, o bulgur vai absorver a água e acabar de cozer. Entretanto,  verifica se já está cozido e solta os grãos com um garfo.
O empratamento:
  1. Antes de mais, escolhe um prato fundo ou uma bowl.
  2. De seguida começa por colocar o bulgur num dos lados do prato. Por conseguinte, coloca os legumes ao lado do bulgur.
  3. Agora, polvilha com umas sementes de abóbora e uns amendoins. Para terminar, completa com umas folhas de hortelã picadas.

Por fim está pronto! Delicia-te com este bulgur com legumes ao estilo marroquino!


Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, não te esqueças de nos marcares nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários! 

Muito obrigada por estares aqui connosco e nos apoiares!
Estamos aqui também para ti!

 Léa 🙂

Gostas de Bolos?

Gostava de te oferecer algo que vais gostar!