Panquecas de chocolate

As panquecas de chocolate são sempre do agrado de todos pois ficam fofas e muito saborosas!

Primeiramente, vamos celebrar as nossas crianças, que além de serem o nosso bem mais precioso, são também uma fonte inesgotável de amor verdadeiro. Assim, e aproveitando este fim-de-semana do Dia da Criança, achei que, estas panquecas de chocolate seriam uma receita perfeita para fazer com as nossas crianças. Será de certeza um momento muito feliz, divertido e guloso. Por outro lado, pode também ser um momento criativo onde as crianças podem dar asas à sua imaginação, e com a ajuda de pedaços de fruta, podem criar animais, carros, comboios ou princesas, por exemplo.

Quais os ingredientes que precisas para fazer estas panquecas de chocolate?

  • leite de soja
  • farinha de trigo
  • cacau em pó
  • geleia de arroz
  • óleo de girassol
  • fermento em pó

Concluindo, apenas e só ingredientes simples e que certamente terás na tua despensa. Sem dúvida de que não são precisos ingredientes estranhos para criar receitas boas, saborosas e felizes.

Estas panquecas são perfeitas para um lanche, para o pequeno almoço ou até como sobremesa numa refeição. Para isso, só tens de adicionar o topping que mais gostares. Além do mais, podes preparar uma dose maior antecipadamente e, no momento de servir, apenas colocar na torradeira e ficam perfeitas.

Por fim, espreita a receita completa mais abaixo e corre para a cozinha para fazer estas panquecas deliciosas e super fofinhas!

 

Tempo de preparação: 20 minutos 

Tempo de preparação: 25 minutos 

Doses:  cerca de 9 panquecas

Ingredientes
  • 1 chávena de leite de soja
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • Pitada de sal
  • 1 e ½ farinha de trigo sem fermento
  • 2 a 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de essência ou aroma a baunilha
  • 4 colheres de sopa de geleia de arroz (alternativa: agave ou açúcar amarelo)
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol (alternativa: óleo de coco)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio

Instruções
  1. Em primeiro lugar, coloca num recipiente de vidro, o leite de soja e o vinagre. Depois mexe e reserva. Assim que o leite começar a engrossar/talhar está perfeito. A isto chamamos o buttermilk vegano.
  2. Em segundo lugar, noutro recipiente, coloca a farinha (peneirada), o sal, o cacau (peneirado), o leite de soja  com o vinagre, a essência de baunilha, a geleia de arroz e o óleo. Depois mexe suavemente até obteres uma massa homogénea.
  3. De seguida,  junta o fermento e o bicarbonato de sódio e envolve bem mas, com delicadeza.
  4. Entretanto aquece uma frigideira anti-aderente em lume médio, contudo e se desejares, pincela com um pouco de óleo.
  5. Assim que a frigideira esteja quente, deita duas colheres de sopa de massa e espalha ligeiramente com as costas da colher. Nesse meio tempo, aguarda cerca de 2 minutos ou até que comecem a aparecer umas bolhinhas. Usa uma espátula para que consigas virar as panquecas com facilidade. Logo após virar, aguarda mais 1 minuto para que a panqueca acabe de cozer.
  6. Contudo, se tiveres uma frigideira grande, podes fazer várias de cada vez.
  7. Entretanto, repete o processo até terminares a massa. Como resultado, e dependendo do tamanho das panquecas, obterás cerca de 9 panquecas.

Agora, deliciem-se e divirtam-se!

Notas:

Podem deliciar-se com estas panquecas assim simples ou com o topping que mais gostarem. Por exemplo, podem juntar uma bola de gelado, creme de chocolate, um pouco de geleia de arroz ou agave, manteiga vegetal ou com frutas. Sem dúvida alguma que ficam perfeitas e deliciosas de todas as forma!

Como sugestão, deixo também a ideia para fazer mini panquecas e montar espetadas com frutas e panquecas.


Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo! Não te esqueças de nos marcares nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários! 

Muito obrigada por estares aqui connosco e nos apoiares!
Estamos aqui também para ti!

 Léa 🙂

Gostas de Bolos?

Gostava de te oferecer algo que vais gostar!