Bebidas para o lanche escolar

Bebidas para o lanche escolar são o tema de hoje. Vou partilhar contigo o que costumo (e como) enviar na lancheira da Íris.

Antes de mais nada, deixa-me dizer-te que, sem dúvida alguma, a bebida principal e mais importante é a água. Deste modo, o que nunca falta na mochila da Íris é uma garrafa de água, além de outra garrafa de água que vai sempre na lancheira do lanche da tarde.

Assim sendo, a bebida da tarde é quase sempre água. Acima de tudo, não acho que haja necessidade das crianças beberem chás, sumos ou batidos nos dois lanches. No entanto, e como faço sempre as bebidas de manhã, prefiro sempre que sejam consumidas no lanche de manhã, de modo a estarem mais frescas. Muitas vezes as bebidas, como por exemplo os batidos, ao lanche da tarde já podem não estar em condições de serem consumidos. Assim, prefiro sempre fazer a distribuição dos lanches desta forma: de manhã uma bebida que preparo e de tarde a água.

Então quais as bebidas do lanche da manhã?

De acordo com o que já referi anteriormente, preparo sempre a bebida de manhã, antes da Íris ir para a escola. Assim, comecem por ver quais as bebidas que os vossos filhos mais gostam. Actualmente, as preferidas da Íris são:

  • Infusões de casca de limão, menta, erva-cidreira ou as saquetas para chá frio de supermercado  com mix de ervas, por exemplo;
  • Leite vegetal frio, uma mistura de arroz e aveia. Sempre que opto pelo de aveia, dou preferência a um que seja fortificado com cálcio;
  • Bebida tipo iogurte líquido. Começo por juntar 3 colheres de sopa de iogurte vegetal com sabor e depois completo o restante com leite vegetal até completar 200 ml. Trituro com varinha mágica e fica delicioso.
  • Batido de fruta. Junto 2 colheres de iogurte vegetal natural ou com sabor (opcional), depois adiciono frutas à escolha e restante de leite vegetal até completar 200 ml. Por fim, trituro com varinha mágica.

Estas são as opções que normalmente preparo para a minha filha. Além de as considerar mais saudáveis são também as suas preferidas. No entanto, não só me preocupo com o lanche como também no modo de armazenamento destas bebidas. É de facto muito importante pensarmos no meio ambiente e utilizarmos menos plástico descartável.

Como acondicionar da melhor formas as bebidas para o lanche escolar?

Anteriormente, eu reutilizava garrafas de iogurte líquido. Contudo, muitas vezes as garrafas ficavam com um cheiro estranho, mesmo depois de lavadas. Deste modo, o número de reutilizações destas garrafas tornava-se limitado. Além da tampa deixar de vedar de forma eficiente também o cheiro que ficava tornava a garrafa inutilizada. No entanto, mesmo já não usando estas garrafas com frequência, ainda tenho algumas guardadas para o caso da Íris ir a algum passeio da escola, por exemplo. São, de facto mais leves do que as de vidro.

Ah, é isso! As garrafas de vidro!

Finalmente encontrei uma solução perfeita para este pequeno problema. Há pouco tempo descobri estas garrafas numa loja em Abrantes e adoro! Não só são super giras com desenhos que as crianças adoram, como também têm um tamanho perfeito.

Têm capacidade para 250ml o que as torna no tamanho ideal para o efeito que pretendo. Deste modo, como eu faço as bebidas com cerca de 200ml, estas garrafas de vidro não poderiam ser mais adequadas. Acima de tudo, não ficam com cheiro da bebida que lá esteve anteriormente e lavam-se muito bem.

Por outro lado, as tampas vedam muito bem, sem condicionar a abertura por parte das crianças. Ou seja, qualquer criança as consegue abrir sem dificuldade.

Ao mesmo tempo, são mais seguras a nível de possíveis contaminações, por exemplo. Por outras palavras, o plástico, em contacto com alimentos mais ácidos pode promover a transferência de químicos, o que com o vidro, isso já não acontece.

No entanto, em relação aos possíveis inconvenientes, só vejo dois. Primeiro, se cair ao chão pode partir-se e segundo, é um pouco mais pesada que a garrafa de plástico. Contudo, e no meu caso, para a Íris isso não é problema. Não só, ela é muito cuidadosa e até agora ainda não partiu nenhuma, como também o peso não é inconveniente, pois ela não carrega a mochila durante muito tempo.

Onde podes encontrar estas garrafas de vidro?

Antes de mais, deixa-me dizer-te que estas bebidas tanto são perfeitas para o lanche das crianças, como para os lanches dos adultos, para levarem para o trabalho por exemplo.

Definitivamente, estas garrafas são muito práticas, e acima de tudo são muito mais amigas da nossa saúde e do ambiente. Estas lindas e práticas garrafas encontrei-as numa loja que gosto muito do centro histórico de Abrantes, a Micasa.

Tens aqui a página da Micasa e podes ir lá espreitar! Aqui, encontras imensas coisas giras, quer para os lanches escolares, ou para as marmitas do trabalho e para muitas outras utilidades para a casa. Os preços são igualmente convidativos!

Assim, se estas dicas/sugestões te ajudaram, partilha connosco aqui nos comentários.

Tempo de preparação: 2


Muito obrigada por estares aqui connosco e nos apoiares!

Estamos aqui também para ti!

 Léa Gostas de BoloGostava de te oferecer algo que vais gos