Aletria de laranja

Esta aletria de laranja tem um sabor refrescante, é deliciosa, fácil de fazer e com pouquíssimos ingredientes.

Antes demais, e como ainda estamos na época das laranjas, esta é a altura perfeita para que este doce resulte na perfeição. Pois as laranjas estão maduras, doces e suculentas, logo vão transferir todo o seu sabor para esta aletria gulosa e deliciosa.

Esta receita tem como principal ingrediente a aletria. A aletria é um tipo de massa com fios muito finos. Normalmente é usada em sopas e doces, como por exemplo o Doce de Aletria.

Conforme todos sabemos, o Doce de Aletria é um doce tradicional português. Na receita tradicional, além dos ovos também tem na sua composição o leite de origem animal. No entanto, nesta receita, como em todas da Dona Clementina, não usamos nenhum ingrediente de origem animal. O resultado é esta aletria de laranja e é sem dúvida alguma, uma sobremesa perfeita, principalmente para estes dias mais quentes.

Porque vais gostar desta aletria de laranja?

Vais adorar esta aletria porque é inegavelmente deliciosa. Além de ser super fresca, é cremosa mas com textura e cheia de sabor. É ainda importante realçar, que por ser adoçada com o açúcar natural da laranja, o açúcar extra que adicionamos à receita é menor. Logo, torna esta sobremesa além de deliciosa também mais saudável. Acima de tudo é muito simples de preparar e com ingredientes que facilmente temos em casa.

Experimenta e depois diz-me o que achaste!

Por fim, podes encontrar a receita completa já a seguir. No entanto, e se preferires ver em vídeo, podes aceder às redes sociais e tens lá o vídeo completo.

Tempo de preparação: 20 minutos 

Tempo de preparação: 20 minutos 

Refrigeração: mínimo 6 horas 

Doses: 6

Ingredientes
  • 200 ml de sumo de laranja
  • Raspa de 1 laranja
  • 200 ml de água
  • 2 novelos de aletria  – cerca de 50 gr
  • 120 gr de açúcar amarelo
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Para a decoração:
  • Canela em pó q.b
  • Rodelas e folhas de laranja

Instruções
  1. Em primeiro lugar, num tacho, junta o sumo de laranja, a água e a raspa de laranja. Liga o fogão e mexe.
  2. Assim que começar a ferver, adiciona a aletria. Entretanto deixa voltar a ferver e junta o açúcar. Mexe e deixa cozer cerca de 2 minutos.
  3. Enquanto a aletria coze, dissolve o amido de milho num pouco de água e verte para o tacho. Mexe até engrossar um pouco.
  4. Depois de engrossar no tacho, deita a aletria numa travessa. Assim que esteja fria, coloca no frigorífico durante algumas horas ou de um dia para o outro. Este doce é muito bom bem fresco.
  5. Por fim e para servir, decora com canela em pó, rodelas e folhas de laranja.

Sem dúvida que este doce vai deliciar todos, é refrescante e mesmo saboroso.

Nota:

O sabor desta aletria é de laranja, deste modo, a qualidade das laranjas faz toda a diferença. Isto é, quanto mais saborosas e doces são as laranjas mais deliciosa fica.

 


Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, no entanto, não te esqueças de nos marcares nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários! 

Muito obrigada por estares aqui connosco e nos apoiares!
Estamos aqui também para ti!

 Léa 🙂Gostas de Bolos?Gostava de te oferecer algo que vais gosta