O ágar-ágar é uma substância gelatinosa vegetal extraída de algas marinhas vermelhas. É muito usada como gelatina natural vegetal.
Certamente que já ouviste várias vezes este nome, no entanto, provavelmente não sabes do que se trata. Então vamos lá perceber afinal o que é este produto!
O que é o ágar-ágar?
Antes de tudo, o ágar-ágar é uma substância gelatinosa, extraída de algas marinhas vermelhas. É um tipo de gelatina vegetal, usada principalmente na cozinha vegan, como substituto da tradicional e comum gelatina. É um produto muito saudável, sem corantes nem aditivos e com imensos benefícios para a saúde.
Qual é o seu aspecto:
À primeira vista, o seu aspecto comercial é de um pó fino branco semelhante à gelatina em pó tradicional. Ou então, também podes comprar em flocos. Normalmente e preferencialmente, eu uso em pó. Todavia, podes usar em flocos mesmo que a receita indique em pó. Para isso apenas terás que duplicar a quantidade de flocos em relação à de pó.
Onde comprar:
Atualmente é cada vez mais fácil encontrar o ágar-ágar à venda. Nesse sentido, facilmente o encontramos num supermercado normal, como também em lojas de produtos naturais/alternativos e mesmo em lojas online. Sem dúvida, que nos dias de hoje, já não é um problema encontrarmos este produto à venda.
No entanto, o seu preço é mais elevado quando comparado com a gelatina comum, de origem animal. Contudo, o ágar-ágar tem, sem dúvida alguma, um poder gelificante 10 vezes superior a outra gelatina. Assim, não precisamos de usar tanta quantidade para obter o mesmo resultado. Desta forma e no fim de contas, o custo vai acabar por ser muito idêntico.
Como utilizar o ágar-ágar:
Apesar da gelatina em pó e o ágar-ágar terem um aspecto e objectivos de uso muito idênticos, não podem de todo, ser confeccionados da mesma forma. Por exemplo, o ágar-ágar tem de se misturar a um líquido em temperatura ambiente e depois levar a ferver durante uns 2 minutos para activar o seu poder gelificante. No entanto, é imperativo que se prepare adequadamente, de modo a conseguir obter o resultado desejado.
Esta é também uma gelatina que é incolor, insípida, não altera o sabor dos alimentos e solidifica em temperatura ambiente ao contrário da gelatina animal que necessita de frio. Deste modo, ela não derrete em temperatura ambiente amena o que é sem dúvida alguma uma grande vantagem, quando preparamos alguma sobremesa que irá ficar fora do frigorífico por algum tempo.
Sabias que…
A gelatina de origem animal é feita a partir do colagénio dos ossos, tendões e pele de vacas ou porcos? Esta gelatina está presente em inúmeros produtos como por exemplo pastilhas, iogurtes, gelados, charcutaria como o fiambre e salsichas, vários cremes doces ou salgados, gomas, etc. Como sugestão, lê sempre a lista de ingredientes das embalagens se não queres usar a gelatina animal.
Utilizado em:
O ágar-ágar é utilizado para receitas doces ou salgadas como: gelatinas, gomas, pudins, panna cottas, mousses, queijos veganos entre outras.
Algumas receitas que podes encontrar aqui no site, em que uso o ágar-ágar:
Bolo frio de bolacha e chocolate
- Ágar-Ágar
- Ágar-Ágar em pó
- É fácil de usar porém é muito diferente da gelatina de origem animal.
- Uma receita com ágar-ágar: Bolo frio de bolacha e chocolate.
- Os pudins de baunilha e caramelo como os da foto ou pudins de frutas são outras sugestões com ágar-ágar.
Espero que estas informações te ajudem na tua alimentação.