Os dióspiros já chegaram! Com a vinda do outono chega esta fruta tão especial, muito amada por uns e odiada por outros.
Adoro dióspiros e tenho a sorte de ter um diospireiro no meu jardim que foi enxertado com as duas variedades, moles e duros, e tanto uns como os outros são deliciosos. Os moles são os que já se encontram maduros e serão esses que vou usar neste delicioso bolo.
As crianças são as que gostam menos desses dióspiros moles pois, como a minha filha diz: “Tem ranhoca Mamã, não quero!” mas, depois faço sobremesas e bolos e ela já diz que gosta, ora pois… são tão saborosos.
Já publiquei uma receita muito saborosa, saudável e sem açúcar. Veja aqui:https://www.donaclementinavegan.pt/2020/10/10/doce-de-diospiros-e-chia-vegan-saudavel-sem-acucar/
Os dióspiros são bons e fazem bem à saúde. Eles têm um valor nutricional muito rico, contêm uma boa quantidade de fibra e propriedades antioxidante. Estas frutas beneficiam a nossa saúde cardiovascular, a nossa visão, atrasam o envelhecimento e ajudam na prevenção de doenças inflamatórias.
Sabia que o nome dióspiro tem origem grega e significa alimento de Zeus, bem se alimenta um deus, imagine o que pode fazer por nós, meros mortais! 🙂
Se tem algum poder mágico, não sei, talvez tenha, porque o bolo que lhe apresento agora é algo simplesmente divinal.
Esta receita é, como todas as outras, livre de produtos de origem animal, o que deixou muita gente perplexa quando o viu e provou. Fui “bombardeada” com perguntas como: Bolo de dióspiro? Como fazes um bolo sem leite e sem ovos? Como cresce e fica tão saboroso? Como fazes isso?
Ainda existem imensas pessoas que não sabem que podem fazer bolos como este. E mais, este bolo nem precisa do “ovo de linhaça” nem do puré de maçã para substituir os ovos, os dióspiros devido à sua consistência encarregam-se desse trabalho além de dar uma doçura e sabor muito bons.
Esta receita usa aquafaba, que não é mais que a água da cozedura do grão-de-bico batida numa batedeira eléctrica até formar algo muito semelhante a claras de ovo em castelo. Eu costumo juntar 1 colher de café de cremor tártaro para dar mais consistência, mas é opcional. A aquafaba nos bolos, deixa o bolo ainda mais fofo e mantém a frescura por mais dias. Se não quiser usar a aquafaba, substitua por ½ chávena de leite de soja que o resultado será muito bom na mesma.
O caminho é por aqui, venha:
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozimento no forno: cerca de 35 minutos
Doses: 10 a 12
Ingredientes
- 3 chávenas de farinha de trigo peneirada
- 1 e 1/3 chávenas de açúcar amarelo
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento
- ½ colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 chávena de polpa de dióspiros moles maduros (2 a 3 dióspiros)
- ½ chávena de leite de soja
- 6 gotas de sumo de limão
- ½ chávena de óleo de girassol
- aquafaba ( 100 ml de água do grão-de-bico refrigerado mais 1 colher de café de cremor tártaro)
- Ou
- ½ chávena de leite de soja
Instruções
Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar.
- Pré-aqueça o forno nos 180º.
- Unte uma forma com margarina vegetal e polvilhe com farinha.
- Se usar a aquabafa, está na altura de bater a água de grão-de-bico na batedeira eléctrica, pode juntar o cremor tártaro mas é opcional. Deixe bater até formar algo semelhante às claras em castelo, poderá virar a taça ao contrário que não cairá. Entretanto siga a receita. Se não usar a aquafaba, salte este processo.
- Num recipiente junte o leite de soja à temperatura ambiente (não use frio) e o limão. Mexa. Junte os dióspiros e o óleo. Mexa até ficar uma massa homogénea.
- Numa tijela grande junte a farinha, o açúcar, a canela, o fermento e o bicarbonato. Mexa.
- Junte a mistura líquida à mistura da farinha, envolva até obter uma massa homogénea. Junte a aquafaba com delicadeza até incorporar bem. Se não usar a aquafaba junte ½ de chávena de leite de soja e mexa.
- Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 a 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito.
- Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Depois, deixe arrefecer por completo numa base com grade.
- Quando arrefecido, está pronto para se deliciar!
Viu como é muito fácil?! Faça para familiares e amigos, tenho a certeza que vai impressionar! Falo por experiência própria. 🙂
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.