Bolo frio de bolacha e chocolate é a receita que trago hoje. Além de delicioso é perfeito para estes dias de verão.
Antes de mais, já sabemos que tudo o que é de chocolate, é do agrado de todos! No entanto, esta deliciosa sobremesa, tem um ingrediente menos comum de se usar em sobremesas. Nada mais nada menos que o tofu!
É provável que te pareça estranho, contudo é possível incluir o tofu em receitas doces. E, resulta igualmente bem, como em pratos salgados. Para o caso de estares a torcer o nariz e pensares que o sabor do tofu se vai notar imenso, podes já ficar agradavelmente surpreendido, pois tal não acontece. Assim, os sabores predominantes nesta sobremesa, vão ser indubitavelmente, o cacau e o chocolate! Assim, podes preparar esta deliciosa sobremesa e oferecer aos mais cépticos! Tenho a certeza que todos vão adorar e a maior parte nem vai imaginar qual o ingrediente secreto deste maravilhoso bolo frio de bolacha e chocolate.
Como se prepara esta deliciosa sobremesa?
É de facto, uma receita muito fácil e rápida de fazer, tens apenas 4 fases:
- Começa por triturar quase todos os ingredientes com a ajuda da varinha mágica;
- Em seguida, leva ao lume e depois de ferver, apaga e junta mais alguns ingredientes;
- Entretanto, coloca no recipiente por camadas de creme com as bolachas embebidas em café ou chocolate;
- Por fim, leva ao frigorífico.
Já está! Super fácil! E sem dúvida alguma que o resultado é um bolo frio delicioso e muito fácil de fatiar devido à sua consistência firme.
Só para exemplificar, aqui em casa é uma sobremesa que desaparece num instante e uma das preferidas. Agora é a tua vez de experimentar e depois diz-me o que achaste!
Por fim, podes encontrar a receita completa já a seguir. No entanto, e se preferires ver em vídeo, podes aceder às redes sociais e tens lá o vídeo completo.
- Bolo frio de Bolacha e Chocolate.
- Muito fácil de fatiar.
- 1º triturar quase todos os ingredientes na varinha mágica.
- 2º levar ao lume e depois de ferver juntar mais alguns ingredientes.
- 3º colocar no recipiente por camadas de creme com as bolachas embebidas em café ou chocolate.
- 4º levar ao frigorífico. Já está! Super fácil!
- No frigorífico por um mínimo de 6 horas ou de um dia para o outro.
- Apenas na altura de servir é que deves colocar as bolachas partidas em cima para não ficarem moles.
- Uma sobremesa vegana deliciosa!
- Tens um video com o pass-a-passo nas redes sociais.
- Experimenta e diz-me o que achaste. 🙂
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de preparação: 30 minuto
Refrigeração: um mínimo de 6 horas ou de um dia para o outro.
Doses: 6
Ingredientes
- 200 gr. de tofu cortado aos cubos (aquele branco/natural e firme)
- 300 ml de leite vegetal (um da tua preferência)
- 1 colher de sopa de amido de milho
- ½ chávena de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de cacau em pó (alternativa – 2 colheres de sopa de chocolate em pó)
- 2 colheres de chá de ágar-ágar em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha (ou aroma a baunilha)
- 200 gr de chocolate de culinária ou preto picado (vegan)
- Bolachas Maria (vegan) q.b.
Para as bolachas Maria:
Opção 1 – Sabor a café:
- 200 ml de água a ferver + 3 colheres de sopa de café solúvel + açúcar a gosto – misturar bem e colocar num prato.
Opção 2 – Sabor a chocolate:
- 200 ml de leite vegetal quente + 1 colher de sopa de cacau ou 2 colheres de sopa de chocolate em pó + açúcar a gosto – misturar bem e colocar num prato.
Instruções
- Em primeiro lugar, coloca num copo alto de varinha mágica, o tofu, o leite vegetal, o açúcar, o cacau, o amido de milho, o ágar-ágar. Depois tritura com a varinha mágica até obteres com creme homogéneo.
- Em seguida, num tacho, coloca o creme e em lume baixo, vai mexendo sempre com uma espátula.
- Assim que o creme ferva por 2 minutos, desliga o lume e acrescenta a baunilha e o chocolate. Envolve bem até estar um creme homogéneo.
- Entretanto, num prato fundo, coloca os ingredientes consoante o teu sabor preferido, seja a opção 1 ou opção 2. Coloca umas bolachas Maria.
- De seguida, num recipiente (usei recipiente de plástico rectangular com 12 X 24 cm mas podes usar com outras medidas ou até redondo) coloca cerca de 1/3 do creme no fundo. Logo após espalhares uniformemente o creme, coloca as bolachas depois de embebidas no líquido. De seguida, volta a colocar o creme, de novo as bolachas e finalmente o creme. A última camada deve ser de creme.
- Mesmo que o creme te pareça liso, bate um pouco o recipiente na bancada de forma a retirar algumas bolhas de ar.
- Deixa arrefecer e coloca no frigorífico a fim de ganhar firmeza. Eu aconselho um mínimo de 6 horas ou de um dia para o outro.
- Finalmente, e apenas no momento de servir é que deves colocar as bolachas partidas em cima, de forma a que não fiquem moles.
Está pronto, corta uma fatia e delicia-te!
Notas:
- Ainda assim , esta sobremesa pode ser totalmente isenta de glúten. Para isso basta usar as bolachas Maria e o chocolate já com certificação sem glúten. De forma idêntica, todos os outros ingredientes não têm glúten, no entanto, os celíacos e intolerantes devem sempre verificar a lista de ingredientes/certificações dos produtos.
- Na etapa nº2, aconselho-te a usares uma espátula e não uma colher pois com a espátula consegue-se mexer melhor no fundo e laterais do tacho.
- No caso do recipiente, podes usar de plástico ou em silicone, isso irá facilitar no momento de retirar. Contudo, se só usares os de vidro, auxilia com uma faca numa lateral e também conseguirás desenformar de igual forma.
- Para esta receita costumo usar chocolate de culinária, nem todo é vegano, verifica na lista de ingredientes. No entanto, tens muitas escolhas referentes à percentagem de cacau, desde 40% até aos 80%. Quanto mais percentagem de cacau, mais amargo e forte é o seu sabor. Por exemplo, eu costumo usar com 50% de cacau, por ser mais doce e a Íris gosta mais, por outro lado, a minha mãe gosta mais do feito com 70%. Isto para te dizer que, depende do gosto de cada um, escolhe o que achas que vais gostar mais.
- Conservação: até 5 dias no frigorífico. Nunca congelei mas penso que poderá alterar o sabor e consistência.