É perfeito para surpreender… quem vê este bonito bolo por fora não imagina a cor escondida do seu interior. Um tom vermelho que deixa todos espantados, principalmente quando se informa que não é feito com corantes artificiais mas sim corantes naturais.
Estes corantes naturais provêm da beterraba que dão-lhe uma cor magnífica, mas, não pense que saberá muito a “terra”, o sabor mais característico das beterrabas, este sabor é atenuado pelo sumo de limão e pelo cacau. Existem uns truques para uma cor vibrante e vermelha, veja no final, nas “Dicas”.
Fica delicioso!
Pode fazer um bolo só ou dois bolos e uma decoração glamorosa e fantástica com chantilly.
Vou fazer este bolo para o Natal cá de casa. Mas, como o tempo é pouco e tem de ser bem gerido, faço os bolos no dia anterior e em frios coloco-os em pratos e embrulho tudo junto (prato e bolo) em película aderente. Não ficam secos. No dia de Natal é só fazer a decoração. O chantilly também o faço de véspera, o que uso aguenta-se firme vários dias.
Passe também pelo nosso Facebook e Instagram.
Vamos lá então à receita:
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de forno: 25 minutos
Doses: 12
Ingredientes
Por bolo:
- 1 colher de sopa de linhaça moída
- 1 beterraba grande cortada aos pedaços – cerca de 230 gr.
- ¼ chávena de leite de soja
- ¼ chávena de sumo de limão
- ½ chávena de óleo de girassol
- 2 chávenas de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher de sopa de fermento
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 e ½ chávena de açúcar amarelo
- Geleia de medronho ou calda de açúcar q.b. (opcional)
Para a decoração:
- 2 pacotes de 200 ml de natas vegan para bater
- Medronhos e folhas de hortelã q.b.
Instruções
Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar. Este passo é muito importante!
- Ligue o forno nos 180ºC.
- Unte com manteiga vegetal uma forma redonda (usei uma de 25 cm) e coloque um círculo de papel vegetal na base.
- Hidrate a linhaça, numa tigela coloque a linhaça e 4 colheres de sopa de água morna, mexa bem e deixe repousar uns 10 minutos.
- Num liquidificador coloque a beterraba, a linhaça hidratada, o leite de soja, o sumo de limão e o óleo. Triture até estar uma mistura líquida.
- Coloque uma peneira numa taça e deite a farinha de trigo, o fermento e o cacau. Peneire tudo. Junte o açúcar amarelo, tente peneira-lo ou retire algum pedaço mais duro. Mexa tudo até ficar homogéneo.
- Junte a mistura líquida à mistura seca e envolva delicadamente até incorporar.
- Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 25 minutos. Faça o teste do palito no centro do bolo para verificar se já está cozido.
- Retire do forno e deixe arrefecer quase na sua totalidade. Depois coloque-o a arrefecer totalmente numa grade (com a parte mais redonda para baixo, isso ajuda a que o bolo fique um pouco mais nivelado). Pode também cortar a parte de cima para ficar mais nivelado.
- Decore ao seu gosto, eu fiz dois bolos, no bolo de baixo pincelei o topo com geleia de medronho e depois coloquei natas veganas batidas em chantilly e de seguida coloquei o outro bolo em cima, mais um pouco de chantilly nas laterais e em cima. No topo do bolo, com sacos de pasteleiros fiz umas decorações e finalizei com medronhos e folhas de hortelã. Veja as Notas para o chantilly.
Esta beleza está pronta! Corte umas fatias e surpreenda todos com o seu interior.
Notas:
Para o chantilly vegano:
Com a batedeira eléctrica começo a bater as natas veganas (para bater), acrescento açúcar em pó a gosto e cerca de 4 gotas de limão. Bato tudo até estarem bem firmes.
Dica:
Se quer um bolo com uma cor bem vermelha e vibrante deve usar beterrabas bem maduras. Use-as cerca de 1 semana depois de as comprar, a sua cor será muito mais escura e bonita.
O sumo de limão também é muito importante pois torna o ph da massa mais ácida e em conjunto com o pigmento natural da beterraba dá uma cor vibrante e muito bonita a este bolo.
Estes bolos foram feitos com beterrabas ainda não totalmente “maduras” e como não tinha disponibilidade para aguardar mais uns dias tive de utilizá-las assim mas garanto que se fizer com beterrabas mais vermelhas (maduras) terá bolos ainda mais vermelhos e vibrantes que estes, garantidamente! Experimente!
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!