Esta doce iguaria é um verdadeiro conforto para a alma, as especiarias dão-lhe um toque de requinte e oferecem sabores e aromas mágicos.
Mas, este bolo não é para fracos, quando está no forno surge um aroma quase que irresistível, e torna-se complicado esperar pelo tempo necessário de cozedura.
Para tornar este bolo caseiro em algo único e capaz de enlouquecer o paladar mais exigente, juntamos um licor especial, o Licor Quinto Império.
Pontuado com 92/100 valores, o licor Quinto Império bateu todos os licores, gins e bebidas espirituosas portuguesas no maior concurso de bebidas do mundo, o International Wine and Spirit Competition em Londres. Baseado numa receita Quinhentista que usava açúcar do Brasil, especiarias da Índia, Ceilão e Ilhas Molucas, e aguardente vínica portuguesa, o licor continua a ser fabricado de forma tradicional e 100% natural, amadurecido em barricas de carvalho. O sabor distinto e exótico inclui notas de cardamomo, canela, cravinho e curcuma.
A receita tem origem numa aldeia próxima de Oliveira do Hospital, mas foi outrora transmitida à família de Óscar de Sequeira Nazareth, residente no Sardoal, que decidiu comercializar o licor.
Actualmente, existe uma promoção limitada para o verão de 2020 – 3 garrafas por €36, e oferta de um azulejo de edição limitada, feito e pintado à mão com técnicas do séc. XV-XVI.
Pode ser encomendado por contacto com a página Facebook ou por e-mail para info@quintoimperio.pt
E para provarmos que os bolos de especiarias são para todo o ano e que também podem “refrescar”, aqui fica um bolo de especiarias acompanhado de um gelado de pêssego e … especiarias! Uma combinação perfeita de sabores quentes e frescos 🙂 .
A receita do gelado de pêssego e especiarias encontram aqui.
Amanhã (sábado) publicaremos um vídeo deste bolo no nosso Facebook, vá lá espreitar!
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: Forno – 30 minutos
Doses: 12 fatias
Ingredientes
Mistura dos líquidos:
- 1 colher de sopa de linhaça moída
- 3 colheres de sopa de água morna
- 1 e ¼ chávenas de leite vegetal (usei de soja)
- 1/3 chávena de azeite
- 2 colheres de sopa de licor Quinto Império ( como alternativa – Vinho do Porto vegan)
- 2 colheres de sopa de puré de maçã
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de sumo de limão
Mistura dos secos:
- 2 chávenas de farinha de trigo
- ½ chávena de amido de milho
- 1 e ½ de açúcar amarelo ou mascavado
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- ½ de café de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de canela
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher de café cheia de erva-doce
- raspa de 1 limão
Instruções
1-Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar.
2- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma rectangular (usei uma com 30 cm X 11 cm) com manteiga e depois polvilhe com farinha.
3-Comece pela mistura dos líquidos hidratando a linhaça moída. Numa tigela pequena, coloque a linhaça e as 3 colheres de água, mexa bem até formar uma goma. Coloque essa goma (conhecida como ovo de linho) numa tigela maior e junte todos os outros ingredientes da lista: Mistura dos líquidos. Mexa e reserve.
4-Numa tigela grande, coloque todos os ingredientes da lista: Mistura dos secos e mexa.
5- Verta aos poucos a mistura dos líquidos na mistura dos secos, mexendo delicadamente com uma vara de arames apenas até obter uma massa homogénea.
6- Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos (verifique a cozedura com um palito no centro do bolo, se sair limpo, está cozido).
7 – Deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Pode saboreá-lo assim simples, todavia temos uma maravilhosa sugestão: acrescentar uma bola de gelado de pêssego e especiarias e acompanhar com um cálice de licor Quinto Império, fica divinal.
Notas:
Para substituir os ovos, neste bolo, usei dois substitutos, um deles é o ovo de linho, ou seja a linhaça moída (a linhaça é a semente do linho) quando junta com água forma uma goma semelhante à consistência do ovo. O outro é o puré de maçã que também é um bom substituto. Costumo comprar um frasco de puré de maçã e congelo em porções individuais de 2 colheres de sopa cada, para isso uso formas de fazer cubos de gelo, como está na foto. Também podem fazer o puré caseiro e congelar.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.