toferu acompanhado pelo arroz com Pico de Gallo e brócolos
E BUM!
Aqui vem algo que o vai surpreender…
É uma receita que faço muitas vezes e toda a gente gosta. Até naqueles jantares caseiros com os amigos “carnívoros” ouço elogios a esta carne vegana.
As ervas de Provence dão aquele toque sublime e aroma mágico. O Glúten de trigo com o tofu fazem um casamento perfeito cheio de textura e sabor.
O que mais me espanta nesta receita é que é tanto muitíssima saborosa como fácil de fazer e ainda para ajudar na festa, podemos saboreá-lo de diversas formas, tanto como bifes simples, fritos ou grelhados, panados, bifes com molhos, picado, fatiado fino para sandes ou tostas, etc, etc, etc deixem-se ser levados pela vossa imaginação e não se irão arrepender!
Nestas fotos, o acompanhamento é arroz com Pico do Gallo e brócolos, é delicioso!
Preparados? Agora! Vão e sejam felizes!
Pode fatiar fino e comer assim ou fatiar mais grosso e grelhar
Os ingredientes
assado no forno
toferu acompanhado pelo arroz com Pico de Gallo e brócolos
tábua de entradas
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo a cozinhar: 30 + 30 minutos
Tempo total: 1 hora e 10 minutos
Doses: 1 rolo
Ingredientes
1 bloco de tofu de 200/250 gr *
1/4 chávena de levedura de cerveja em flocos ou metade de levedura nutricional em pó com sabor a frango
2 colheres de sopa de óleo com sabor neutro (uso de girassol)
2 colheres de sopa de polvilho doce
2 colheres de chá de cebola em pó ou 3 colheres de flocos
2 colheres de chá de alho em pó
1 colher de chá de ervas de Provence*
1 colher de chá de fumo líquido
1 colher de chá de sal
1 chávena de glúten de trigo
1/2 chávena de água
Para a Cobertura
1 colher de chá de vinha d’alho
2 colheres de chá de molho teriyaki *
1 colher de chá de ervas da Provence
*Notas: Tofu firme – escolha o tofu embalado em vaco, sem água ou muito pouca. Se fizer com tofu menos firme terá mais humidade e poderá obter uma consistência parecida com a do pão e com muitos buracos. Coloque o tofu entre papel de cozinha e pressione para que o papel absorva algum líquido.
Ervas de Provence – são uma mistura de ervas da região francesa de Provence, a composição são o alecrim, segurelha, manjerona, orégãos, manjericão e tomilho. Se não tiver a mistura já feita pode faze-la em casa.
Para esta receita pode substituir estas ervas por outras que gostar mais.
Molho teriyaki – para substituir este molho asiático agridoce, misture 2 colheres de chá de molho de soja com 1 colher de café de açúcar amarelo. Não fica bem igual mas dá para desenrascar.
Instruções
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Corte o tofu em cubos e coloque-o no processador de alimentos. Pique até que esteja bem fino.
Adicione todos os restantes ingredientes, com excepção do glúten de trigo e da água, e deixe o processador funcionar até que a mistura forme uma massa homogénea, coloque de seguida o glúten e a água e deixe o processador funcionar por algum tempo, ajudará a amassar a massa para que fique mais firme. Se a massa parecer um pouco seca demais, pode adicionar mais algumas colheres de sopa de água, mas poucas! Eu faço sempre com 1/2 chávena de água e não necessito de mais. Vá verificando.
Depois remova a massa do processador de alimentos e coloque-a num balcão limpo. Amasse a massa com as mãos por cerca de um minuto, dando-lhe uma forma oval.
Corte um pedaço de papel vegetal e outro de folha de alumínio grande o suficiente para enrolar a massa. Coloque na bancada o alumínio e em cima o papel vegetal. Em cima do papel, coloque a massa e pincele-a cobrindo toda a massa. Feche a massa no papel torcendo ou dobrando bem as extremidades para selar completamente. Proceda da mesma forma com a folha de alumínio.
Coloque num tabuleiro ou assadeira e leve ao forno na grelha do meio. Asse por 30 minutos, virando-o ao contrário após 15 minutos. Passado esse tempo, abra o “embrulho” cuidadosamente para não se queimar e continue assando por mais 30 minutos, virando na mesma aos 15 minutos.
Remova o “Toferu” e deixe esfriar. Quando frio coloque-o numa caixa no frigorífico durante a noite para descansar. Esta etapa é importante para obter uma textura fácil de fatiar fino. Pode fatiá-lo no dia que o fez mas a textura não será tão firme nem o sabor tão apurado.
Armazene num recipiente hermético no frigorífico até 7 dias ou congele-o inteiro ou já fatiado.
Dica: Se o fatiar e grelhar só com um fio de azeite numa frigideira ficará crocante.
Se experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo e não se esqueça de me marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque eu adoraria saber a sua opinião e ver o seus dotes culinários!
Muito obrigada por estarem aqui comigo e me apoiarem! Estou aqui também para vocês!
Recolhemos cookies, que são colocados no disco rígido por um servidor de páginas Web. Utilizamos estes dados para realizar estudos estatísticos que permitem verificar o crescimento de tráfego no site e quais os maiores interesses dos nossos leitores. View more
1 Comment
Vou fazer hoje esta receita e já me parece muito bem. Grata pela partilha