Os cereais para pequeno-almoço são uma opção deliciosa. Ficam perfeitos com bebida vegetal, iogurte, fruta fresca, sementes ou frutos secos.
Sem dúvida que o pequeno-almoço e o lanche são as refeições onde menos diversificamos. Estou certa que concordam comigo, não é? Seja por falta de criatividade, de tempo ou de paciência. No entanto, o pão ganha o primeiro lugar na lista das opções. Depois surgem as papas de aveia, as panquecas ou os pudins de chia, por exemplo. Por outro lado, os cereais acabam por ser uma opção, porém apenas para as refeições dos mais pequenos.
Antes de mais, gostaria de partilhar contigo, como cereais podem tornar-se numa ótima opção! Sem dúvida que teremos uma refeição rápida, saudável e nutritiva!
Como escolher os melhores cereais?
Acima de tudo, este é um ponto importante! Tudo começa com uma escolha correcta. Há determinados factores, que a meu ver, fazem a diferença.
- Privilegia, os cereais integrais e com origem biológica;
- Prefere sempre os que não têm açúcar adicionado. No caso de terem açúcar adicionado, devem ter até 5 gr por 100 gr de cereais. Coloca de lado todos os que tenham mais de 15 gr de açúcar;
- Por fim, dá sempre preferência aos que têm a lista de ingredientes mais curta. Os ingredientes estão descritos por ordem de quantidade presente no produto. Ou seja, os que aparecem em primeiro lugar são os que estão presentes em maior quantidade. Certamente que não queremos que o açúcar seja um deles.
Tipos de cereais para pequeno-almoço!
Há vários tipos de cereais. Normalmente, eu escolho um mix até 4 tipos diferentes.
- Flocos:
- Milho (cornflakes)
- Arroz
- Trigo integral
- Aveia
- Trigo (bran flakes)
- Puff
- Arroz
- Trigo
- Espelta
- Cevada
- Quinoa
- Millet
- Farelo de Trigo
- Misturas
- Muesli
- Granola
- Cereais sem glúten
- Aveia
- Arroz
- Trigo-sarraceno
- Quinoa
- Amaranto
- Milho
- Millet
- Teff
Usualmente, os cereais puff, são também denominados de tufados, expandidos ou pipoca. Estes são submetidos a temperatura e expandem. Como acontece, por exemplo, nas pipocas de milho quando feitas sem qualquer aditivo.
Outra questão também muito importante é a imagem e/ou publicidade. Actualmente muitas embalagens apresentem-se como saudáveis. No entanto, é muito importante analisar bem a lista de ingredientes. No caso do muesli ou da granola, por exemplo, há muito açúcar adicionado. Neste caso, tens duas opções. Ou escolhes uma mistura com uma quantidade reduzida de açúcar adicionado. Ou preparas em casa as tuas próprias misturas, por exemplo.
Quanto aos cereais sem glúten, é expectável que estes alimentos sejam isentos glúten! No entanto, deve haver uma confirmação de que não existiu contaminação cruzada. Preocupação acrescida para os celíacos e intolerantes ao glúten. Ou seja, estes alimentos podem ter sido tratados nas mesmas instalações de alimentos com glúten.
Como incluir os cereais no meu pequeno-almoço
Os cereais são sem dúvida uma opção bastante versátil. Não só já estão prontos a usar, como também são crocantes, o que os torna ainda mais deliciosos. Primordialmente, estes são consumidos simples, com bebida vegetal ou com iogurte. Porém, ficam muito saborosos se lhe adicionarmos fruta fresca, sementes ou frutos secos, por exemplo. Opcionalmente, também podemos adicioná-los a pudins de chia, papas de aveia ou overnights.
Sem dúvida alguma, que podemos ciar uma refeição nutritiva, saudável e equilibrada com cereais. Para isso, só temos de complementar a nossa taça de cereais com uma bebida vegetal fortificada. Certamente ficará ainda mais rica, se lhe adicionarmos fruta ou frutos secos, por exemplo.
De facto, os cereais acabam por ficar esquecidos neste tipo de refeições dos adultos. No entanto podem tornar-se numa refeição completa e saciante. Além disso, já existem inúmeras opções no mercado. Assim, só temos de escolher de entre as mais saudáveis, aquela que mais gostamos.
Costumas comer cereais? Quais gostas mais? Comenta aqui em baixo.
Tempo de preparação: 2
Muito obrigada por estares aqui connosco e nos apoiares!