A Páscoa está a chegar, partilho com entusiasmo esta deliciosa receita:
Folar de Páscoa com laranja e chocolate!
Adoro esta receita! O sabor é pouco doce mas muito, muito saboroso, tens o aroma da laranja, canela e erva-doce com o sabor do chocolate…ui! É muito bom mesmo!
Espero que faças esta receita e que te delicies com quem mais gostas.
É fácil de fazer, tens aqui a receita completa onde encontras os ingredientes, instruções e algumas preciosas dicas, por isso lê tudo até ao fim. 🙂
Como referi em cima, é fácil de fazer, pode parecer um pouco demorada mas quando a massa está a levedar não precisamos de estar a olhar para ela, vamos à nossa vida e voltamos quando fizer o tempo. Por isso, a confeccionar, até nem demora muito. 😉
Quando fizeres, partilha connosco a tua opinião, é super importante!
A receita deste delicioso Folar com laranja e chocolate segue já aqui em baixo. Se quiserem ver o video, está aqui no Facebook.
Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo a levedar: 1 hora e 30 minutos + 30 minutos
Tempo de forno: 30 a 40 minutos
Doses: 8 a 10 fatias
Ingredientes
Para a massa:
- 250ml leite vegetal morno (uso o de soja)
- 100g açúcar amarelo
- 11g fermento de padeiro em pó (1 saqueta)
- 500g farinha de trigo T65
- 1 colher de chá cheia de canela em pó
- 1 colher de chá rasa de erva-doce em pó
- 1 colher de café de sal fino
- Raspa de 1 laranja grande
- 130g de chocolate preto picado ou gotas de chocolate preto
- 70g Manteiga vegetal derretida
Para pincelar:
- Adoçante natural líquido q.b. (uso xarope de agave)
Instruções
- Ao leite vegetal morno junta 1 colher de sopa do açúcar amarelo, mexe e adiciona o fermento. Mexe novamente e reserva enquanto fazes o próximo passo.
- Numa tigela, coloca a farinha, o restante açúcar amarelo, o sal, a canela, a erva-doce, a raspa da laranja e o chocolate. Envolve.
- Junta a mistura do leite com fermento e a manteiga. Envolve bem a massa com uma colher, depois transfere para uma bancada e amassa com as mãos por cerca de 8 minutos. A massa vai ficar mais homogénea, lisa e a desapegar-se da bancada e das mãos. Eu não costumo polvilhar a bancada com um pouco de farinha, passado uns minutos de amassar, a massa deverá deixar de colar.
- Volta a colocar a massa na tigela, tapa com um pano e deixa repousar, durante 1 hora e 30 minutos, num local sem correntes de ar e com temperatura amena. Eu costumo colocar no forno com a luz ligada e porta fechada. Se estiver muito frio, vê as notas/dicas em baixo.
- A massa vai crescer e dobrar de tamanho.
- Retira a massa da tigela, amassa ligeiramente e corta-a ao meio. Forma dois rolos com cerca de 60 cm de comprimento e entrança. Une as pontas formando um círculo entrançado.
- Coloca a massa num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e tapa com o pano. Deixa levedar novamente num local sem correntes de ar e com temperatura amena (eu volto a colocar no forno) por cerca de 30 minutos.
- Quando terminar o tempo, retira do forno e liga o forno nos 180ºC com temperatura superior e inferior e sem ventilação. Deixa pré-aquecer por uns 10 a 15 minutos.
- Pincela a massa entrançada com agave.
- Leva ao forno (pré-aquecido) durante cerca de 30 a 40 minutos ou até estar dourado.
- Deixa arrefecer e delicia-te com este Folar da Páscoa com laranja e chocolate.
Notas/dicas:
O leite vegetal tem de estar morno mas não quente para não matar as leveduras (fermento de padeiro).
Quando está muito frio e quero levedar massa, ligo o meu forno no mínimo (antes dos 50ºC) sem ventilação e com temperatura superior e inferior, ele fica a fazer cerca de 30ºC. Coloco lá a massa tapada com um pano e deixo levedar. Leveda muito melhor nesta temperatura.
Se achares que está a cozer muito depressa, a ficar muito dourado, mas ainda queres deixar mais tempo, podes colocar uma folha de papel alumínio em cima e deixar mais uns minutos.
Se tiveres dificuldade em pincelar o adoçante natural por estar espesso, podes juntar 1 colher de sopa de água, mexer e pincelar.
O fermento de padeiro não gosta de muito açúcar, por isso tem de se aumentar a quantidade de fermento, sugerida na embalagem, para que a massa levede bem. Neste fermento que uso (o fermento de padeiro instantâneo, aquele que é vendido em saquetas com granulado fino) não é obrigatório colocar no leite morno mas eu já fiz das duas formas e obtive melhores resultados assim. A marca que estou a usar nesta receita é a Condi.
Podes congelar o folar inteiro ou fatiado. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente até descongelação total.
Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, não te esqueças de nos marcares nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários!
2 Comentário
Olá,
Fiz no sábado e ficou muito bom!
Apesar de ter me esquecido de colocar o açúcar ? Obrigado pela partilha
Olá Teresa! Quem bom que gostaste mesmo sem o açúcar:-) .
Obrigada pelo teu comentário!
Beijinho,
Léa