O gomásio é uma excelente alternativa ao sal. Além de saboroso, está cheio de nutrientes e é muito benéfico para a saúde.
Antes de mais, o gomásio é um condimento seco. Não é mais do que uma mistura de sementes de sésamo tostadas com sal marinho (muito reduzido). É bastante usado em todos os países asiáticos desde há milhares de anos.
Actualmente, o seu uso está cada vez mais popular em todo o mundo e em Portugal já se usa muito também. Não só é um excelente substituto para o sal como também tem imensos benefícios para a saúde.
Como fazer o gomásio em casa?
Este é de facto um condimento cada vez mais usado na nossa cozinha. Além de o poderes comprar já feito, é sem dúvida alguma muito fácil de preparar em casa. O gomásio é muito simples e rápido de fazer, logo, fazer em casa é uma boa opção.
Além disso, a quantidade de sal é muito reduzida, sendo a proporção de 1 parte de sal para 10 a 14 de sementes.
Como fazer:
- Em primeiro lugar, começa por tostar e eliminar a humidade do sal marinho;
- De seguida tosta as sementes de sésamo até que estejam douradas;
- Por fim, mói tudo num almofariz e acondiciona num frasco de vidro.
Não tem segredo e é super saboroso para usar nos nossos pratos.
Onde usar?
Como já disse anteriormente, é um excelente substituto para o sal, logo pode ser usados em todos os nossos pratos. Reduzimos o sal e elevamos o sabor!
Então, podes usar enquanto estás a cozinhar, por exemplo em sopas, estufados, pratos de forno, etc, ou então para polvilhar. Fica perfeito e muito delicioso se polvilhares em saladas, arroz, vegetais salteados, massa e pratos de forno, pasta para barrar por exemplo.
Onde comprar?
Facilmente encontras em lojas a granel ou embalado em lojas de produtos alternativos/naturais.
Agora, podes consultar o passo a passo para fazer o teu próprio gomásio.
Gomásio
Ingredientes
- 1 colher de chá sal marinho grosso
- 10 a 14 colheres de chá sementes de sésamo brancas
Instruções
- Começa por colocar numa frigideira quente o sal marinho. Depois deixa tostar em lume médio até que a sua cor mude um pouco. Deste modo, este processo torra o sal e elimina a humidade.
- Assim que esteja tostado, retira do lume e coloca num almofariz. Reserva.
- Entretanto, na mesma frigideira, coloca as sementes de sésamo e tosta-as até que fiquem ligeiramente douradas. Assim que comeces a sentir um aroma e que algumas sementes comessem a saltar, podes então desligar o lume. No entanto, tem atenção para não as deixar muito torradas pois altera o sabor final.
- De seguida, adiciona as sementes tostadas ao sal e mói tudo no almofariz até que as sementes estejam desfeitas como na foto acima.
- Por fim, guarda o gomásio no frigorífico, num recipiente de vidro com tampa hermética por 1 semana.