Granola caseira: é muito simples de fazer e bastante versátil. A opção perfeita para os pequenos-almoços ou lanches e que é do agrado de todos.
Antes de mais, fazer a nossa própria granola é sem dúvida, muito simples. Além de podermos adaptar aos ingredientes preferidos também é bastante mais saudável do que as granolas que compramos. A sua versatilidade permite criar e recriar vezes sem conta, substituindo uns ingredientes por outros e o resultado final vai ser sempre incrível e delicioso. Inegavelmente, que a granola que fazemos em casa, é sem sombra de dúvida muito mais saborosa do que qualquer uma que encontramos a venda no supermercado.
A Granola
A granola é uma mistura de cereais, sementes, frutos secos, envolvidos em gordura e num adoçante, que depois de irem ao forno ficam crocantes e doces. É uma opção bastante nutritiva e saciante, quer para os nossos pequenos-almoços ou para os lanches.
Desta forma, a granola pode ser usada em iogurtes, papas de aveia, uma taça de fruta fresca, num pudim de chia, overnights oats ou em leite vegetal . Também fica perfeita na finalização de sobremesas, como por exemplo, coberturas de muffins. A granola também é ótima opção para fazer barras de granola ou até mesmo bolachinhas. De facto, as opções são inúmeras.
As diferenças: granola e muesli
Ainda há algumas pessoas que confundem estas duas misturas alimentares. Primeiramente, se à partida parecem iguais, estas duas preparações têm algumas diferenças. Vamos então perceber onde diferem:
- A granola é uma mistura de ingredientes que inclui gordura e adoçante. Tem uma finalização no forno, o que a torna crocante e doce.
- Por outro lado, o muesli, também é uma mistura de cereais, sementes e frutos secos, contudo, não tem nem gordura nem adoçante adicionados. Como não vai ao forno, tem uma textura mais solta. Não é nem doce nem crocante como é o caso da granola.
Como fazer a granola
Conforme já mencionei anteriormente, a granola é mesmo de muito simples preparação. Não tens de seguir uma receita à risca ou ir comprar ingredientes propositadamente. Todavia, há alguns pequenos truques ou regras que convém seguir.
Normalmente a granola tem adicionados cereais, sementes, frutos secos, gordura e adoçante. Estes são os elementos denominados “base”. No entanto, vou dar-te alguns exemplos e a forma como eu costumo fazer a minha granola.
O que eu uso:
- Cereais: podem ser, por exemplo, flocos de aveia grossos (uso sempre a aveia e acrescento outros), flocos de cevada, flocos de trigo sarraceno, puffs de arroz ou de quinoa;
- Frutos secos picados grosseiramente: amêndoas, amendoins (apesar de ser uma leguminosa, mas vamos encaixá-los também aqui), nozes, cajus, avelãs;
- Sementes: girassol, abóbora (costumo usar ½ chávena de cada, por exemplo);
- Gordura: azeite ou óleo de coco (recomendo e uso o óleo de coco. Preferencialmente o neutro, pois é sem cheiro nem sabor. Contudo, e dependente do teu gosto pessoal, podes igualmente usar o óleo de coco com sabor);
- Adoçante: xarope de ácer, xarope de agave, geleia de arroz, xarope de tâmaras… (usualmente e para a granola, uso o agave).
- Especiarias em pó: canela (esta é a que mais uso), cacau, alfarroba, gengibre, noz-moscada, erva-doce ou cardamomo.
- Frutas e outros alimentos desidratados: bagas de goji, passas de uva, coco em lascas, alperce, gengibre, kiwis, papaia, aloé vera, tâmaras, figos, gengibre, arandos, banana, maçã, raspas de limão ou laranja e até pepitas (gotas) de chocolate preto. No entanto, aconselho-te a adicionares estes frutos, apenas depois de retirares a granola do forno.
Como eu faço a granola:
- Em primeiro lugar, começa por misturar todos os ingredientes secos (excepto as frutas desidratadas) numa taça e mistura bem;
- De seguida, numa taça mais pequena mistura o agave e o óleo de coco. No entanto, pode ser preciso aquecer um pouco para que se tornem mais líquidos e incorporem melhor;
- Depois, adiciona a mistura líquida aos secos e mistura mesmo muito bem. Para que o resultado final seja mesmo uma granola muito crocante, é muito importante misturar bem nesta fase;
- Assim que estejam bem envolvidos, espalha a mistura num tabuleiro e leva ao forno, mexendo-a a meio do tempo;
- Quando retirares a granola do forno, adiciona as frutas desidratadas. É sobremaneira importante que nesta fase, a deixes repousar muito bem, para que fique mesmo crocante.
- Por fim, e assim que esteja fria, conserva-a num frasco ou numa caixa.
Apesar de até te parecerem muitos passos, é sem dúvida alguma, bastante fácil. Não esquecendo que terás sempre a tua granola previamente preparada e só com alimentos naturais e saudáveis.
Granola express
No entanto, ás vezes acontece que nos apetece comer uma granola e a nossa já acabou. Então podes sempre preparar a tua granola express para comer quase de imediato. Vou partilhar contigo, a minha granola express.
Assim, ao invés de a fazeres no forno, vais prepará-la na frigideira.
- Primeiramente, começa por colocar um punhado de cereais, de frutos secos e sementes na frigideira quente e deixa dourar;
- Assim que comece a dourar, adiciona o óleo de coco e o agáve e mistura muito bem;
- Deixa dourar mais um pouco na frigideira, cerca de 1 ou 2 minutos.
- No fim desse tempo, coloca a granola num prato frio e deixa-a arrefecer.
E voilá, tens uma granola super rápida de preparação e que fica quase pronta a comer. Neste caso só tens de aguardar que arrefeça um pouco.
Como conservar
Este é de facto um ponto importante, pois se a granola não estiver bem acondicionada, pode perder a sua textura crocante. Assim, e a minha sugestão é que guardes a granola, num recipiente hermético, de preferência de vidro, num local seco. Podes conservar por cerca de um mês. Contudo, eu acredito que a tua granola não vai durar um mês. É tão deliciosa que todos vão querer comer e vai acabar num instante.
Por fim, podes assistir ao vídeo da receita no nosso canal de Youtube, ou então podes ver o vídeo já aqui em baixo.
Se gostas de receitas em vídeo, subscreve o canal de Youtube.
Agora, vê o passo a passo da receita já aqui em baixo.
Tempo de prep
Granola
Ingredientes
- 2 chav. cereais (uso flocos de aveia e de cevada e puf de quinoa)
- 1 e 1/2 chav. frutos secos picados grosseiramente (uso amêndoas, cajus, nozes e amendoins)
- 1 chav. sementes (uso abóbora e girassol)
- 1/2 chav. coco ralado (opcional)
- 1 c. café sal fino
- 1 c. sopa especiarias (uso canela)
- 2 c. sopa gordura (uso óleo de coco neutro)
- 4 c. sopa adoçante (uso agave)
- 1/2 chav. frutas ou outros alimentos desidratados (uso arandos secos picados grosseramente)
Instruções
- Pré-aquece o forno nos 180ºC.
- Numa tigela grande, coloca os cereais, frutos secos, sementes, coco, sal e a canela. Envolve.
- Numa taça pequena, junta o óleo de coco e o agave e mexe bem.
- Junta os líquidos aos secos e mexe muito bem. Todos os secos têm de ficar envolvidos no líquido.
- Coloca a granola num tabuleiro com papel vegetal e leva ao forno (pré-aquecido nos 180ºC) por cerca de 5 a 7 minutos. Retira do forno mexe a granola, alisa, pressiona-a e volta a levar ao forno por mais 5 a 7 minutos ou até dourar.
- Retira-a do forno e deixa arrefecer sem mexer na granola. Talvez seja necessário cerca de 1 hora.
- Quebra e envolve a granola, se gostares podes deixar com pedacinhos maiores. Junta as frutas desidratadas, nesta receita usei arandos, e envolve.
- Está pronta!
2 Comentário
Olá Lea .Eis a famosa receita que eu pedi no workshop.Muito obrigada por nos ensinar a sua receita.Amanha já viu fazer .Beijinho grande e bom fim de semana.
Olá Margarida!
Pois é, aqui está a tão esperada granola.
Experimenta, é fácil de fazer e podes alterar os ingredientes é só seguir a lista que coloquei aqui junto da receita.
Beijinho e bom domingo!