Ora, ora, aqui está algo que tenho a certeza que o vai surpreender de várias maneiras.
É fácil de fazer, muito saboroso e fica com um aspecto extraordinário. Faça e deixe todos de queixo caído!
Cá em casa fazemos muitas vezes esta carne vegana com jaca e todos gostam imenso, eu costumo fazer dois de cada vez e depois congelo já fatiado. Assim, nos dias com menos tempo para cozinhar, é só descongelar, aquecer e já está pronto! Normalmente, aqueço na frigideira com um fio de azeite e fica muito bom e estaladiço.
Não se deixe intimidar por algum ingrediente que não conheça, são todos comprados em Portugal. Se tiver alguma dúvida, contacte-me, terei todo o prazer em ajudar.
Ah! Não se assuste com o longo texto das instruções de preparação, eu é que gosto de ter tudo bem explicado, garanto que é simples e fácil de fazer!
Vamos a isso?! Vamos lá!
Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo a cozinhar: No forno 30 + 30 minutos
Doses: 1 rolo Jacaru
Ingredientes
- 1 lata de jaca em salmoura de 565 gr. (escorrido – 300 gr.)
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola pequena
- 1 e 1/3 chávena de glúten de trigo
- 1/3 chávena de amido de mandioca (conhecido por polvilho doce)
- 1/4 chávena de levedura de cerveja em flocos ou um pouco mais de metade de levedura nutricional com sabor a frango – cerca de 20 gr.(usei este último)
- 1 colher de chá de fumo líquido
- 1 colher de chá de cebola em pó ou 2 de chá de flocos
- 2 colheres de chá de ervas de Provence
- 1/2 colher de café de pimenta preta
- 1 colher de chá de sal
- 2-3 colheres de chá de água, se necessário
Pele crocante com papel de arroz:
- 3 folhas de papel de arroz
- 1 colher de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de sopa de teriyaki
- 1 colher de chá de levedura nutricional de frango (ou levedura de cerveja)
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- 3 colheres de sopa de água
- 2 colheres de ervas de Provence
Instruções
Pré-aqueça o forno a 200 graus.
- Num processador de alimentos, coloque a jaca enxaguada e bem escorrida, a cebola e os dentes de alho. Triture até ficarem finamente picadas, quase em pasta.
- Adicione os restantes ingredientes, com excepção do glúten e da água, triture tudo. Junte o glúten de trigo e triture logo de seguida até obter uma massa mais homogénea. Se parecer muito seco e estiver com uma textura de farelo, adicione um pouco de água (cerca de 2 a 3 colheres de sopa) e misture até que ele se junte.
- Remova a massa e coloque-a numa superfície limpa e seca. Continue a amassar a massa mas agora com as mãos durante uns 5 minutos, depois molde-a com uma forma oval.
- Corte um pedaço de papel vegetal e outro do mesmo tamanho de alumínio. Devem ser de um tamanho grande o suficiente para enrolar a massa. Pode pincelar o papel vegetal com um pouco de óleo para evitar a massa de agarrar, mas é facultativo.
- Agora vamos à pele crocante…Numa tigela, adicione todos os ingredientes para a pele de papel de arroz, excepto o papel de arroz, mexa bem para incorporar e deite num prato raso, maior que as folhas de papel. Coloque uma folha de papel de arroz no líquido, passado pouco tempo vire ao contrário e deixe descansar até ficar macio. Levante cuidadosamente o papel de arroz do prato e coloque-o no meio da massa, estique cuidadosamente e passe com os dedos do centro para as bordas para que retire algumas bolhas de ar e o faça aderir á massa. Verá que o papel de arroz fica bastante pegajoso, o que facilita o processo. Vire ao contrário e proceda da mesma forma. Vire novamente e faça de igual modo. Ficará com 2 folhas em cima e 1 em baixo.
- Enrole a massa no papel vegetal torcendo as pontas para selar. Depois o mesmo procedimento com o alumínio. Coloque-a numa assadeira no forno na prateleira do meio. Deixe-a assar por meia hora, virando aos 15 minutos. Após meia hora, retire do forno e remova cuidadosamente o alumínio e o papel vegetal. Se alguma parte do papel vegetal estiver agarrada ao assado, raspe devagar o papel de arroz com uma faca para junto do assado, ele vai agarrar e nem se vai notar nada. Corte um novo papel vegetal (pequeno) e coloque o assado lá em cima. Volte a colocar no forno mais meia hora, virando novamente aos 15 minutos e depois retire do forno.
- Quando esfriar, coloque num recipiente hermético no frigorífico durante a noite, vai ficar mais firme, fatiar melhor e os sabores vão apurar. Pode servir o assado imediatamente após cozinhá-lo, mas ficará melhor se descansar.
- Quando for para servir, pode aquecê-lo todo no forno ou corte fatias e aqueça numa frigideira com um fio de azeite, ficará deliciosamente crocante!
Aqui está o nosso magnífico Jacaru, um prazer que consola os sentidos e o espírito!
Se experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo e não se esqueça de me marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque eu adoraria saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.