Esta massa com pasta de ervilhas é deliciosa, saudável e nutritiva.
Antes de mais, certamente que todos concordamos que um prato de massa é a verdadeira definição de comida de conforto! Concordas?
Inegavelmente, esta massa com pasta de ervilhas é mesmo muito boa! Não só é cheia de sabores frescos como também é muito rápida de preparar. Assim, em menos de 30 minutos, tens uma refeição deliciosa e perfeita para toda a família.
Quais os ingredientes que vais precisar para fazer esta massa com pasta de ervilhas?
- ervilhas
- massa
- alho
- limão
- hortelã
- nozes
- levedura nutricional
Sem dúvida que é uma lista de ingredientes bastante simples e que normalmente temos em casa. Certamente que todos gostamos de comer bem e ter uma boa refeição. No entanto, um “simples” prato de massa ainda não confere a ideia de refeição completa.
Por exemplo, esta massa com pasta de ervilhas, não só é uma refeição completa como está, surpreendentemente, repleta de nutrientes. Por exemplo, as ervilhas são uma fonte proteica e as nozes ricas em gordura boa. Desta forma, esta massa com pasta de ervilhas além de deliciosa, é muito saciante.
Porque vais gostar desta massa?
Antes de mais, porque é um prato de massa 🙂 Todos gostamos de um bom prato de massa! Depois porque é mesmo muito rápida de preparar. Não só é perfeita para aqueles dias que não pensaste em nada para o jantar como para quando tens pouco tempo para a preparar. Mas acima de tudo, porque é verdadeiramente gostosa. Sem dúvida que a hortelã faz toda a diferença nesta receita. Quer pela frescura que confere ao prato quer pelo seu sabor delicioso. E por fim, porque mesmo as crianças que torcem o nariz aos legumes, vão adorar este prato, pois os legumes estão disfarçados!
Assim, tens todas as razões para não deixares de fazer esta massa!
Dicas para fazer esta massa com pasta de ervilhas:
- Em primeiro lugar, cozinha a massa al dente. Mesmo depois de escorreres a massa e de a adicionares à pasta de ervilha, ela vai continuar a cozer. Assim, é importante o ponto de cozedura da mesma.
- Depois, não te esqueças de reservar a água da cozedura das ervilhas. Sem dúvida que esta água da cozedura vai conferir ainda mais sabor à massa.
- Para o caso de quereres um molho mais suave, podes usar mais um pouco da água das ervilhas.
Coloca um jantar delicioso na mesa de forma rápida e sem esforço! Esta massa com pasta de ervilhas é tão fácil de fazer e repleta de sabores frescos e vibrantes. É uma forma saborosa de comeres as tuas verduras (ou escondê-las dos pequenos!)
Experimenta e depois diz-me o que achaste!
Por fim, podes encontrar a receita completa já a seguir. No entanto, e se preferires ver em vídeo, podes aceder às redes sociais e tens lá o vídeo completo.
- Massa com pasta de ervilha.
- Uma deliciosa receita vegana.
- Muito fácil de fazer, para a pasta de ervilha, coloca os ingredientes e tritura.
- Uma pasta de ervilhas que também podes barrar no pão.
- Para crocância, finaliza decora com ervilhas, nozes, folhas de hortelã picadas, e tomates cherry cortados ao meio.
- Delicioso e refrescante!
- Tens um video com o passo-a-passo nas redes sociais.
Tempo de preparação: 20 minutos
Doses: 6
Ingredientes
Para a pasta de ervilhas:
- 300 gr de ervilhas levemente cozidas em água e sal (Nota: Guarda a água do cozimento das ervilhas na panela para depois cozeres a massa)
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de sumo de limão
- 40 ml de azeite
- 1/3 chávena da água do cozimento das ervilhas – 80 ml
- ½ chávena de folhas de hortelã (cerca de 3 raminhos)
- ¼ chávena de nozes (35 gr.)
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- 2 colheres de sopa de levedura de cerveja ou nutricional em flocos
Para a massa:
- 250 gr de massa seca/crua à tua escolha (nós usámos esparguete)
Para colocar por cima:
- Retira cerca de 1/2 chávena das ervilhas cozidas
- Nozes (cerca de 2 por pessoa)
- Folhas de hortelã (cerca de 2 por pessoa)
- Tomates cherry (cerca de 3 por pessoa)
Instruções
Para a pasta de ervilhas:
- Em primeiro lugar, coloca num processador, todos os ingredientes da lista “Pasta de ervilhas” e tritura até obteres uma consistência cremosa.
- Entretanto, vai parando e raspando as laterais com uma espátula. Caso seja necessário podes adicionar mais um pouco da água do cozimento das ervilhas. Reserva.
Para a massa:
- Começa por juntar numa panela, a água do cozimento das ervilhas e água, até obteres 2,5 litros e adiciona 20 gramas de sal.
- Assim que ferver coloca a massa, mexe e deixa cozer pelo tempo indicado na embalagem. Escorre e faz o empratamento de seguida.
Empratamento:
- Começa por juntar a massa e a pasta num recipiente.
- Depois envolve bem mas com cuidado para não partir a massa.
- Coloca-a nos pratos e decora com algumas ervilhas, nozes, folhas de hortelã picadas, e tomates cherry cortados ao meio.
Notas:
- Podes acompanhar com uma salada mista de, por exemplo, rúcula selvagem, alface roxa, iceberg e chicória.
- No caso de usares levedura de cerveja ou nutricional em pó reduz a quantidade para metade.
- Podes polvilhar, no final, com levedura de cerveja ou nutricional.
- Se por outro lado, não vais consumir tudo na altura, podes conservar no frigorífico por até 3 dias. Conserva a massa e a pasta de ervilha em recipientes separados. Se juntares os dois num só recipiente, a massa ficará com uma tonalidade verde-acinzentada desagradável. Contudo, aconselho a que sejam recipientes de preferência de vidro e com tampa hermética.
- Se não tiveres um processador podes utilizar um liquidificador ou até mesmo uma varinha mágica.