Mousse de chocolate vegan
Esta é aquela mousse que se devia chamar de nuvem, é tão leve que se desfaz na boca, uma delícia.
Esta receita é feita com o líquido da cozedura do grão-de-bico, a aquafaba. Quando batidas, ficam como as claras em castelo. Formidável, não achas?
É de certo uma receita que vai surpreender tudo e todos!!!! E para mais… é muito saborosa e garanto que não vai saber a grão.
Muitas pessoas não conhecem este pequeno grande truque 🙂 , então quando vou a casa de amigos levo esta mousse de chocolate e faz sempre muito sucesso. As pessoas perguntam-me: “Mas como fazes? Podes dar-me a receita? Esta mousse é mesmo boa!”
Sim! É boa, muito leve, parece que comemos um pedaço de nuvem e eu já me vejo no paraíso! Mmmmmm…!
E ainda por cima é muito fácil, rápida e leva poucos ingredientes.
Podes ver o video do directo que fiz no Facebook.
Aqui vai esta doce maravilha:
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de refrigeração: cerca de 8 horas
Doses: 4 doses
Ingredientes
- 150 ml de líquido do grão de bico cozido refrigerado – aquafaba
- 100 gr de chocolate negro ou chocolate de culinária (tablete) cortada aos pedaços
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó (receita no blog, vê aqui.).
- 1 colher de chá de essência de baunilha (podes usar aroma de baunilha)
- Para decoração podes usar bolachas Maria veganas partidas e raspas de chocolate preto, amêndoas picadas ou laminadas, nozes, granola, frutos vermelhos…
Instruções
- Derrete o chocolate em banho-maria ou por sequências de cerca de 20 segundos no micro-ondas. Não deixes o chocolate aquecer em demasia se não vai queimar e alterar o sabor, retira ainda com alguns pedaços que vão derreter sozinhos com o calor da taça.
- Bate o líquido do grão-de-bico numa batedeira com varas. Quando começar a criar espuma e a crescer (em castelo) acrescenta o açúcar em pó e a essência de baunilha. Deves obter uma consistência firme como as claras em castelo ao ponto de virares a taça e nada cair.
- Deita uma colher de sopa destas “claras” na tigela do chocolate. Repete este processo mais duas vezes, num total de três colheres de sopa de “claras” no chocolate.
- Deita as restantes “claras” no chocolate e envolve delicadamente, não mistures muito para não perder o ar, apenas até estar homogénea.
- Coloca a mistura numa taça média ou para doses individuais, em taças pequenas ou copos. Leva ao frigorífico, pelo mínimo de 5 horas, o ideal será por cerca de 8 horas ou de um dia para o outro.
- Quando for para servir, decora a teu gosto.
Já está, agora delicia-te com esta nuvem mágica!
Notas e dicas:
Para fazeres as claras de aquafaba podes utilizar o líquido do frasco de grão cozido de compra ou o líquido do grão que cozes em casa. Se fizeres este último, quando cozes o grão e o retiras, deixa na panela o líquido e coloca-o ao lume por mais uns minutos para reduzir, tornando o líquido mais espesso e melhor para depois utilizar. Contudo, os melhores resultados que obtive foram sempre com o líquido dos frascos.
A aquafaba deve estar bem fria, coloca-a no frigorífico no dia anterior ou no congelador umas horas antes.
Parte o chocolate em pedaços pequenos pois será mais fácil e rápido para derreter.
Faz esta receita sem paragens. As claras de aquafaba, se ficarem em repouso, ficam moles e com líquido no fundo. O chocolate não pode estar muito quente mas também não pode estar a arrefecer demasiado pois senão fica com pedaços duros e não conseguirás envolver bem. Deve estar bem fluído.
Esta receita pode parecer que tem muita técnica mas garanto que é muito fácil e rápida de fazer, segue exactamente todos os procedimentos e medidas dos ingredientes desta receita e tudo correrá bem.
Se tiveres alguma dúvida, contacta-me, tenho todo o gosto em ajudar-te.
Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, não te esqueça de nos marcar nos teus posts de Instagram e Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários!