O Figo da Índia é o protagonista desta Panna Cotta, uma sobremesa deliciosa, com origem na região italiana do Piemonte, é capaz de surpreender todos sem excepção! É cremosa, leve e sem ser demasiadamente doce, é perfeita!
Já tinha provado o fruto fresco do figo da índia mas, em sobremesa, foi a primeira vez e devo confessar que fiquei rendida, é muito bom!!!!!!!! Será para repetir com toda a certeza!
Deixo mais umas informações:
A figueira-da-índia (Opuntia ficus-indica) é uma espécie de cacto e pode-se encontrar em todo o território português mas principalmente no Alentejo e Algarve.
Costumo encontrar á beira de algumas estradas, o bom é que se pode apanhar e não se gosta dinheiro…vende-se também em algumas lojas mas é um pouco caro. Assim, vamos passear, levamos uma caixa e uma tenaz e regressamos a casa com este presente da Natureza!
Da figueira-da-índia quase tudo pode ser aproveitado:
O fruto, o figo da índia, também conhecido por tabaibo, figo-do-diabo, figo-palmeira ou tuna pode ser consumido como fruto fresco, sumo, compotas, geleias, xaropes, adoçantes, vinhos, licores ou vinagre ou corantes alimentares naturais. Pode-se fazer bolos ou sobremesas como a nossa Panna Cotta.
As palmas, podem ser usadas para consumo humano, frescas ou cozinhadas, como a hortaliça. Servem também para confeccionar sumos, compotas, picles e conservas.
Da semente, obtém-se um óleo muito utilizado na indústria da cosmética, da farmacêutica e como suplemento alimentar.
A flor, após secagem, é utilizada em infusões para fins terapêuticos.
E agora, a tão esperada receita!
Tempo de preparação: 40 minutos
Tempo ao lume: 10 minutos Tempo de refrigeração: mínimo 4 horas
Doses: 6
Ingredientes
Para a Panna Cotta:
- 1 litro de leite vegetal (usei de aveia)
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de ágar-ágar
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- ½ chávena de açúcar branco
- 1 pau de canela
- 1 tira de casca de limão
Para o coulis de figo da Índia:
- 8 figos da Índia descascados (ver como se tira os picos e descasca)
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de sopa de amido de milho
Instruções
Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar.
Para a Panna Cotta:
- Numa panela, deite o litro de leite vegetal, o amido de milho, o ágar-ágar, a essência de baunilha, o açúcar branco, o pau de canela e a casca de limão. Mexa entre cada adição.
- Leve ao lume até começar a ferver, mexendo sempre. Quando começar a ferver, mexa por cerca de 2 minutos para ativar o ágar-ágar.
- Coloque a mistura, com a ajuda de uma concha, nos copos ou tigelas, passando-a por um passador.
- Depois de arrefecida, coloque no frigorífico durante um mínimo de 4 horas. Eu faço no dia antes a Panna Cotta e no outro dia o Coulis.
Para o coulis de figo da Índia:
1-Primeiro de tudo, tem de descascar os figos da índia: Com uma tenaz, pegue no figo e com um maçarico de culinária ou no bico de um fogão a gás, queime todos os picos. Depois passe o figo por água e vá passando uma faca na pele para retirar os picos. Coloque o figo num prato e descasque com cuidado.
2- Corte os figos aos pedaços e deite-os numa panela, junte o açúcar e o sumo de limão. Mexa e leve ao lume por cerca de 5 minutos.
3- Triture com a varinha mágica, coe com um passador e volte a colocar na panela previamente passada por água para não ter nenhuma semente.
4- Numa tigela, dissolva o amido de milho em 100 ml de água fria e junte à panela. Leve ao lume e deixe ferver por cerca de 2 minutos.
5-Coloque uma porção por cima da Panna Cotta e leve ao frigorífico para ficar frio. O Coulis não vai solidificar.
6-Retire do frigorífico na altura de servir.
Delicie-se com este saboroso sabor exótico.
Nota: Pode transformar o coulis em concentrado de sumo de Figo da Índia!!! É só juntar gelo e água fresca, mexer e já está um refrescante e delicioso sumo exótico!
Brevemente colocarei algumas receitas de sumo com figo da Índia!!! Fique atento!
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.