Adoro queijos, acho que foram das coisas que mais saudades tive quando mudei a minha alimentação. Sou mesmo doida por queijos, gosto de todos!
Durante muito tempo tive imensas saudades daqueles sabores, comprei vários queijos veganos, uns bons, outros nem por isso. Ficava sempre a desejar mais alguma coisa, procurava aquele sabor de queijo que nos eleva os sentidos, sabem…aquele sabor que nos envolve e que dá um choquinho prazeiroso no maxilar.
Se também é como eu, tenho uma óptima notícia! Vai encontrar neste blog vários queijos desses, sim, sim, desses mesmos.
Queijos livres de lacticínios, saborosos e rápidos são bem mais fáceis de fazer do que a maioria das pessoas pensa. Este queijo fica firme em poucas horas e é fácil de fatiar.
Estão prontos para embarcar nesta viagem? Devo avisar que será uma viagem sem regresso, quem prova não vai querer outros. São completamente viciantes! E ainda por cima, bem mais baratos que os do mercado.
Pode fazer em versão simples, ou com ervas frescas ou secas.
Aqui fica a receita destes maravilhosos queijos:
Tempo de preparação: 15 minutos Cozedura: 5 minutos Refrigeração: 3 horas
Doses: 2 a 3 queijos
Ingredientes
- 1 chávena de caju – 120 gr. (colocar no micro-ondas por cerca de 1 minuto no máximo e depois espere uns 30 minutos antes de escorrer)
- 1/4 chávena de levedura de cerveja em flocos ou metade de levedura nutricional em pó com sabor a queijo ou a original.
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de cebola em pó (ou 2 c. chá de cebola em flocos)
- 2 colheres de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de fumo líquido – 2.5 ml
- 1 e 2/3 chávena de leite de amêndoa ou leite de coco – 400 ml ( em separado, 1 chávena cheia e outra chávena os 2/3)
- 1 e 1/2 colheres de sopa de ágar-ágar em pó – 10 gr
- 1/4 chávena de gordura de coco derretida (ou óleo de girassol ou azeite).
- 1/4 chávena de chucrute escorrida, sem o líquido.
- 3 colheres de sopa de amido de mandioca (conhecido por Polvilho Doce)
- 1 colher de chá de pasta de miso branco (uso miso de arroz integral)
- 1 colher de sopa de sumo de limão
Para a versão com ervas aromáticas secas ou frescas escolha as que mais gostar: (aconselhamos as secas pois as frescas podem cozer)
- cebolinho q.b.
- hortelã q.b.
- salsa q.b.
- manjericão q.b
- tomilho q.b
- oregãos q.b
- outros
Instruções
- Num copo alto da varinha mágica ou num processador, adicione todos os ingredientes, excepto a chávena cheia de leite, o polvilho doce e o ágar-ágar. Triture até a mistura ficar lisa.
- Numa chávena, dissolva bem o polvilho doce em cerca de 4 colheres de sopa de água fria ou a temperatura ambiente.
- Numa panela pequena, misture a chávena cheia de leite, o polvilho doce diluído e o ágar-agar (se formar grumos pode usar a varinha mágica) e deixe ferver. Reduza o lume, a mistura vai formar bolhas e engrossar, continue mexendo por 1 a 2 minutos.
- Despeje esta mistura no copo alto com os outros ingredientes.
- Triture com a varinha mágica até que todos os ingredientes estejam bem incorporados, tem de ser feito rapidamente para que o ágar-ágar não comece a solidificar.
- Despeje a mistura de queijo em 2 ou 3 tigelas pequenas. Quando estiver frio, coloque destapado no frigorífico por algumas horas para que solidifique bem.
Guarde no frigorífico, com tampa, por 5 dias.
Para a versão com ervas aromáticas:
Antes do ponto 5, coloque no fundo das tigelas, as ervas aromáticas de sua preferência e despeje então a mistura por cima.
Notas:
Lavar os utensílios – Se nunca usou o ágar-ágar, não se assuste com o que fica agarrado ao tacho, coloque água morna e passe com a mão, vai sair muito facilmente. Como está na imagem em cima.
Chucrute: é uma conserva de repolho fermentado com muitos benefícios para a saúde. É usado em inúmeras receitas em todo o mundo, Aqui é utilizado para dar um sabor extra a queijo fermentado. Consegue comprá-lo nalguns supermercados, lojas especializadas em produtos naturais e online, o seu preço é bastante baixo.
Fumo líquido – é utilizado para dar cheiro e sabor fumado à comida. Vale muito a pena comprar e apesar do frasco ser pequeno, a quantidade também é pequena e dura para muito tempo. Recomendo bastante.
Gordura de coco – A ideia da gordura de coco nesta receita é dar uma cremosidade extra. É uma gordura que fica rija à temperatura ambiente, e não tem cheiro nem sabor. A gordura de coco não é o mesmo que óleo de coco, eu só conheço á venda no Aldi (não patrocinado) junto às manteigas. Se não conseguir encontrar pode usar o óleo de girassol ou azeite. Pode usar óleo de coco mas só o neutro, sem cheiro ou sabor, este é mais difícil de encontrar.
Se experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo e não se esqueça de me marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque eu adoraria saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Muito obrigada por estarem aqui comigo e me apoiarem!
Estou aqui também para vocês!
Léa e Clementina 🙂
1 Comentário
Practice what you preach.
http://www.google.tg/url?q=https://sites.google.com/view/junkremovalaustin/home