Sabem aquele sabor forte a queijo levemente picante e um pouco agridoce? Este é um deles! Perfeito para quem tem aquela saudade louca do sabor dos queijos de origem animal.
A receita é muito parecida com a do queijo com tomate seco ao sol, substituímos o tomate pelo pimento agridoce e fica também maravilhosa.
Este queijo, estará presente na nossa tábua de entradas do jantar de Passagem de Ano. Este ano somos só os três e será cá em casa, mas não se deixa de fazer a festa é apenas mais pequena. Temos de festejar o fim de um ano muito diferente e difícil e ter esperança que 2021 seja muito melhor.
Vamos lá então a esta viciante receita:
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de refrigeração: 4 a 5 horas
Doses: 2 queijos
Ingredientes
- 1/2 cebola pequena
- 1 chávena de caju (ao natural, sem sal nem torrados) coloque-os em água e leve ao micro-ondas para aquecer. Retire e reserve na água.
- 1/2 chávena de óleo de coco ou gordura de coco (usei este último, necessário 70 gr.) derretido, sem cheiro ou sabor.
- 2 colheres de chá de alho em pó
- 2 colheres de chá de pasta de miso branca (usei de arroz integral)
- 1/4 de chávena de levedura de cerveja em flocos
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 2 pimentos assados agridoce picados (guarde 4 tiras finas para a decoração)
Instruções
Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar. Este passo é muito importante para que tudo corra bem!
- Junte todos os ingredientes (atenção que os cajus é sem a água da demolha), menos os pimentos, triture tudo até obter uma mistura homogénea e lisa.
- Adicione os pimentos picados e envolva-os na mistura.
- Em dois recipientes, coloque película aderente no fundo e faça-a cair para os lados num comprimento suficiente para depois enrolar em cima. Coloque duas tiras de pimento no fundo de cada recipiente.
- Distribua a mistura pelos dois recipientes. Pegue nos pedaços de película aderente que estão pendurados nas laterais, puxando-os para cima e torcendo-os no topo. Isto dará um queijo mais tosco mas muito fácil de desenformar.
- Se quiser um queijo mais moldado (como na foto), utilize um recipiente de plástico e quando desenformar passe a faca na lateral, vire ao contrário e bata na base.
- Coloque os queijos no frigorífico por 4 a 5 horas para que fiquem firmes e os possa fatiar.
Pode guardar no frigorífico até 5 dias.
Nunca um delicioso queijo foi tão rápido e fácil de fazer! Desfrutem!
Notas:
Pimento assado agridoce – os pimentos que usei são de compra, apresentado num frasco de vidro. Encontra em vários supermercados.
Miso – O miso é uma pasta muito nutritiva, originária do Japão. É feito através da fermentação da soja à qual se acrescenta sal e outros ingredientes como arroz integral e cevada (são estes dois que utilizo cá em casa). Tem um sabor bastante salgado, assim tenham atenção à quantidade de sal que utilizam.Os seus benefícios para a saúde são enormes, tanto a nível da flora intestinal, como na absorção de nutrientes ou até no reforço da imunidade. É um alimento vivo que contém bactérias (probióticos) por isso não deve ser fervido.
Gordura de coco – A ideia da gordura de coco nesta receita é dar uma cremosidade extra. É uma gordura que fica rija à temperatura ambiente, e não tem cheiro nem sabor. A gordura de coco não é o mesmo que óleo de coco, eu só conheço á venda no Aldi (não patrocinado) junto às manteigas. Se não conseguir encontrar pode usar o óleo de girassol mas não ficará bem igual. Pode usar óleo de coco mas só o neutro, sem cheiro ou sabor, este é mais difícil de encontrar.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!