É um queijo de sabor forte e um pouco picante, uma verdadeira delícia.
O tomate é colocado ao sol para desidratar, depois de desidratado, é comercializado assim seco ou conservado em azeite ou óleo. É ideal para dar um sabor mais intenso a algumas receitas como molhos, saladas frescas, massa, bruschetta ou em queijos como é aqui o caso.
Adoro queijos e este então…mmmmmmh, sou capaz de comê-lo em qualquer altura do dia! É um vício!
Se quer um delicioso queijo, muito fácil e rápido de fazer e que fica pronto (firme) em poucas horas. Está no sítio certo, é aqui:
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de refrigeração: 4 a 5 horas
Doses: 2 unidades
Ingredientes
- 1/2 cebola pequena
- 1 chávena de caju (ao natural, sem sal nem torrados) coloque-os em água e leve ao micro-ondas para aquecer. Retire e reserve na água.
- 1/2 chávena de óleo de coco ou gordura de coco (usei este último, necessário 70 gr.), derretido, sem cheiro ou sabor.
- 2 colheres de chá de alho em pó
- 2 colheres de chá de pasta de miso branca (usei de arroz integral)
- 1/4 de chávena de levedura de cerveja em flocos ou pouco mais de metade de levedura nutricional com sabor a queijo (usei este último).
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 1/2 chávena de tomate seco. Usei 50 gr. de peso escorrido, de tomate seco ao sol e conservado em óleo.
- 1 colher de chá de manjericão seco
- Instruções
- Junte todos os ingredientes (atenção que os cajus é sem a água da demolha), menos os tomates secos ao sol e o manjericão, triture tudo até obter uma mistura homogénea e lisa.
- Adicione os tomates secos ao sol e pulse apenas 1 a 2 vezes para que fiquem picados mas não em pedaços muito pequenos. Se preferir pedaços maiores, pique-os com uma faca e envolva-os na mistura.
- Em dois recipientes, coloque película aderente no fundo e faça-a cair para os lados num comprimento suficiente para depois enrolar em cima. Coloque o manjericão seco no fundo dos recipientes.
- Distribua a mistura pelos dois recipientes. Pegue nos pedaços de película aderente que estão pendurados nas laterais, puxando-os para cima e torcendo-os no topo.
- Coloque as bolinhas de queijo no frigorífico por 4 a 5 horas para que fiquem firmes e as possa fatiar. Pode guardar no frigorífico até 5 dias.
Nunca um delicioso queijo foi tão rápido e fácil de fazer! Desfrutem!
Notas:
Miso – O miso é uma pasta muito nutritiva, originária do Japão. É feito através da fermentação da soja à qual se acrescenta sal e outros ingredientes como arroz integral e cevada (são estes dois que utilizo cá em casa). Tem um sabor bastante salgado, assim tenham atenção à quantidade de sal que utilizam.Os seus benefícios para a saúde são enormes, tanto a nível da flora intestinal, como na absorção de nutrientes ou até no reforço da imunidade. É um alimento vivo que contém bactérias (probióticos) por isso não deve ser fervido.
Gordura de coco – A ideia da gordura de coco nesta receita é dar uma cremosidade extra. É uma gordura que fica rija à temperatura ambiente, e não tem cheiro nem sabor. A gordura de coco não é o mesmo que óleo de coco, eu só conheço á venda no Aldi (não patrocinado) junto às manteigas. Se não conseguir encontrar pode usar o óleo de girassol mas não ficará bem igual. Pode usar óleo de coco mas só o neutro, sem cheiro ou sabor, este é mais difícil de encontrar.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.
2 Comments
Boa tarde,
Gostava de experimentar esta receita, parece-me deliciosa, a gordura de coco pode ser substituída por azeite?
Obrigada!
Margarida
Olá Margarida! Este é um dos meus queijos preferidos, é delicioso! Já o fez? A gordura de coco nesta receita é para dar cremosidade e para o queijo ficar mais firme, pois esta gordura fica bastante dura quando fria. Pode substituir a gordura de coco por azeite, o sabor ficará um pouco diferente e poderá tornar o queijo mais mole. Espero ter ajudado 🙂
Obrigada e um bom ano!
Léa e Clementina 😉