A quinoa é uma semente originária dos Andes e consumida há milhares de anos, era conhecida pelos Incas como “a mãe de todos os grãos”.
É frequente a quinoa ser confundida com um cereal mas na verdade é um pseudocereal. No entanto, além de ser muito rica nutricionalmente, é consequentemente considerada como um superalimento. Importante é também o facto de ser um alimento isento de glúten.
Existem vários tipos de quinoa, contudo comercialmente são 3 os mais comuns: a quinoa branca, a vermelha e a preta.
A quinoa branca tem o sabor mais suave, o grão maior, mais rápida no cozimento e o seu preço é menor. Esta é sem dúvida a preferida maior da pessoas e também a mais consumida.
Actualmente já encontramos facilmente a quinoa à venda em qualquer supermercado, ou lojas a granel ou lojas de produtos naturais. Pode ser encontrada de diversas formas, quer em grão ao natural, como a quinoa branca ou então os três tipos de quinoa, o mix de 3 quinoas (branca, vermelha e preta), em farinha e até mesmo em puff ou expandido. Também já é frequente encontrarmos em vários supermercados, refeições embaladas e prontas a comer, como por exemplo saladas de quinoa com legumes.
A quinoa pode ser consumida em todas as refeições ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa.
Para a quinoa não é necessária a demolha. Contudo, como possui uma camada protetora, chamada saponina, que tem um sabor amargo, deves colocá-la num coador ou peneira de malha fina e passá-la muito bem por água corrente. Lavar bem e esfregar até deixar de fazer espuma. Volta a passar por água corrente e escorre bem.
Se mesmo assim preferires, podes sempre fazer a demolha deixando-a algumas horas em água, passando depois por água corrente e escorrendo bem. Na hora do cozimento reduz um pouco a quantidade de água.
Começa por colocar num tacho, 1 e ¾ de chávena de água a ferver, depois adiciona um dente de alho, sal q.b. e 1 chávena de quinoa. Entretanto, deixa cozer destapado por cerca de 10 minutos ou até estar cozida. De seguida deixa-a repousar uns 5 minutos tapada para que absorva a humidade e fique mais solta. Por fim, separa os grãos com um garfo.
A quinoa branca tem um sabor muito suave e, por isso, é fácil de introduzir na alimentação de crianças. Para a primeira vez, podes fazer um arroz e juntar um pouco de quinoa e a partir daí ir aumentando a quantidade de quinoa até que a criança como apenas a quinoa sem a necessidade de arroz.
Algumas receitas com quinoa que podes gostar:
Aqui, encontras um artigo sobre cereais para pequenos-almoços e lanches, onde também encontras a quinoa:
Espero que estas informações te ajudem na tua alimentação.