O seitan, também conhecido como carne de glúten é um óptimo substituto da carne. O seu principal ingrediente é o glúten de trigo, possuindo um elevado valor proteico.
Com uma alimentação vegetariana ou vegana podemos obter quantidades suficientes de proteína sem recorrer a alimentos de origem animal, o seitan é um óptimo aliado mas também o tofu e as leguminosas em geral.
O seitan é muito saboroso e para além de ser rico em proteínas, possui um teor baixo em gorduras (sem gorduras saturadas nem colesterol).
Como vai ver nesta receita, é fácil de fazer mesmo para quem nunca fez, fica muito mais saboroso pois pode alterar os temperos ao seu gosto e também fica bem mais barato do que aqueles que encontra nas lojas.
Pode usar o seitan em inúmeras receitas, tudo o que se pode fazer com carne animal pode-se fazer com esta carne vegetal: bifinhos com cogumelos, seitanas (como as bifanas), bifes, panados, strogonoff, rojões, seitan à alentejana, etc, etc, assado, grelhado, frito, refugado…uma enorme versatilidade.
Existem dois truques para um seitan fantástico. O primeiro é o descanso, deve ficar a descansar logo depois de amassado e também depois de cozido, deve descansar de um dia para o outro. O segundo são as marinadas pois o seitan absorve bem os temperos …mas, necessita de tempo.
Faço sempre 3 seitans de cada vez, optimizando tempo e ingredientes. Para conservá-los podemos congelá-los inteiros ou fatiados ou no frigorífico dentro do seu caldo durante cerca de uma semana.
Aqui têm uma receita de marinada que uso no seitan assado no forno.
Temos um video na nossa página de Facebook com o passo-a-passo desta receita mas adicionando a beterraba. Se quiser fazer a versão simples sem beterraba é só não colocar a beterraba nem triturar com a varinha mágica. Veja aqui.
Vamos lá então à receita:
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de repouso: depois de amassar: 10 a 20 minutos – depois de cozer: cerca de 8 horas
Tempo de cozedura: 30 minutos em panela a pressão ou 1 hora em panela comum
Doses: 1 ou 3 se triplicar a receita – cada seitan tem cerca de 450 gr.
Ingredientes
Para 1 seitan:
- 1 chávena de glutén de trigo
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de pimentão-doce
- 1 colher de café de mostarda em pó (opcional)
- ½ colher de café de sal fino
- 1 colher de sopa de molho de soja
- 1 colher de chá cheia de cebola em flocos (opcional)
- 1 colher de chá de ervas de provence picadas miúdas(opcional)
- água
Para cozer até 3 seitans:
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 2 folhas de louro
- 1 dente de alho
- ½ cebola
- 1 colher de chá de ervas de Provence
- 1 colher de chá de sal grosso
- água
Instruções
Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar. Este passo é muito importante!
- Numa taça coloque o glúten, a farinha de trigo, o alho, o pimentão-doce, a mostarda, a cebola, as ervas de Provence e o sal. Mexa.
- Numa chávena coloque o molho de soja e acrescente água até ao topo da chávena.
- Junte esse líquido na taça das farinhas e misture rapidamente até incorporar o líquido. Coloque logo de seguida numa bancada e amasse bem com as mãos (como a fazer pão) por cerca de 5 a 8 minutos.
- Deixe repousar dentro de uma caneca cerca de 20 minutos para obter a forma cilíndrica.
- Numa panela, coloque os ingredientes para cozer e junte água de forma a cobrir o seitan. Quando começar a ferver coloque o ou os seitans, mexa para que não agarre ao fundo e deixe cozer por 30 minutos na panela a pressão ou por 1 hora numa panela comum.
- Findo o tempo, retire do lume e pode usar logo de seguida, porém para um melhor sabor e textura ( menos borrachento) aconselho a deixar repousar no frigorífico dentro de um recipiente e coberto com o caldo de um dia para o outro. A diferença é significativa.
Está pronto! Use o seitan como desejar mas sugiro sempre uma marinada antes da confecção.
NOTA:
Aqui tem uma receita de marinada que uso no seitan assado no forno.
Faço sempre 3 seitans de cada vez, optimizando tempo e ingredientes. Para conservá-los podemos congelá-los inteiros ou fatiados ou no frigorífico dentro do seu caldo durante cerca de uma semana.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
4 Comments
Parabéns pelo excelente trabalho. Não sou vegan, mas aprecio pratos vegetarianos. Gostaria de me aventurar no seitan. Poderia me indicar uma marca de farinha de gluten?
Aproveito para lhe desejar um Ano Novo, repleto de saúde e com grandes sucessos…
Olá Ana! Obrigada pelo seu apoio. Já fez o seitan? A marca que uso para a farinha de glúten é próvida, é muito boa. Experimente as carnes vegans, a de Toferu é a minha preferida, é deliciosa!
Partilhe connosco os resultados, vamos adorar saber a sua opinião 🙂
Desejo-lhe um excelente 2021! Tudo de bom,
Léa e Clementina 😉
O meu problema é amassar o seitan. Não sei como fazer. Já uma vez tentei fazer pão na frigideira e não correu bem a parte do amassar. É preciso fazer força? Tem algum vídeo que mostre como se faz?
Olá Cândida,
Fazer seitan não é complicado, enviei para o seu e-mail um vídeo a demonstrar como se faz e também o link para a receita escrita.
Se não recebeu na sua caixa de entrada veja no SPAM.
Experimente a receita e diga-me o que achou. 😉
Boas festas⭐🎄
Léa