
Eu
chamo-me Léa Gonçalves, já passei dos trinta e tenho uma linda filhota de 6 anos. Vivo no Sardoal, uma pequena mas bonita vila do centro do país.
Nasci em França, em pequena vim com os meus pais viver para Portugal e de cá nunca mais saí. Foi a minha mãe que me deu a provar alguns pratos vegetarianos, lembro-me que os primeiros foram pratos com tofu e as ratatouilles, já lá vão imensos anos.
Mudar
Quando decidi mudar a minha alimentação foi, não só, mas em grande parte pela descoberta do modo real com que os animais são tratados em vida e na morte. Alguns documentários chocaram-me profundamente… já não havia retorno possível, decidi mudar. Mas, também foi pela minha saúde e da minha família, pelo planeta, no fundo por todos.
Um Problema
Na zona centro, onde moro, ainda não existe muita oferta para veganos e vegetarianos, decidi então abrir um pequeno restaurante para divulgar as maravilhas gastronómicas veganas. A oferta de espaços é fraca e a minha procura prolongou-se mais do que estava á espera, mas do que eu não estava nada à espera foi deste maldito virus Covid-19 que deitou o meu projecto água a baixo, lá vai ele…. mas…
A Solução
Assim nasceu a Dona Clementina, já que não ia abrir o restaurante, iria ensinar a fazer os pratos que seriam lá servidos. Não queria ser invejosa e guardá-los só para mim e para a minha família, queria partilhá-los convosco. É também, a minha forma de activismo!
O nome, Dona Clementina, seria o do restaurante …como aqui no Sardoal quase todas as casas têm um jardim com laranjas, mandarinas, limões ou clementinas e eu queria um nome português, fresco, saboroso, cheiroso e de cor alegre, et voilá! Aqui está ele! Dona Clementina Vegan!

Uma paixão
Adoro comer e cozinhar é como uma terapia. Todos os dias há algo novo e excitante, adoro aprender sempre mais, sou uma autoditada por natureza e uma apaixonada pela vida!
Podem encontrar-me aqui no blog, no facebook, instagram ou mesmo por aí… falem comigo para partilharmos gostos e experiências.