Tenho mais de 30 anos e sou mãe de uma linda filhota com 7 anos, a Íris Jasmim. Nasci em França mas mudei-me para Portugal ainda pequena. Hoje em dia, vivo numa linda vila florida no centro do país, o Sardoal.
Provei pela mão da minha mãe os primeiros pratos vegetarianos ainda era pequena. Na memória tenho pratos com tofu e deliciosos ratatouilles que facilmente me despertaram para o verdadeiro sabor dos legumes. No entanto, sempre mantive uma alimentação mediterrânea tradicional.
Testemunhos
Simplesmente fantástico adoro as receitas e a simplicidade com explica tudo. Comecei devagarinho na alimentação sem animais e dei um salto grande positivo claro quando descobri a dona Clementina. Só tenho agradecer toda a partilha e dedicação e que cresça muito ??
Cristina Magalhães
Dona Clementina Vegan é sem dúvida um projecto do qual gosto muito e cheio de bons conteúdos, ?? quando digo isto quero dizer que as receitas são bem práticas e ajudam-nos muito no dia a dia. Obrigado pelo belíssimo trabalho e a boa disposição que sempre nos oferece juntamente com a sua filhota bem simpática nos diretos ?? ?????
Joana Barros
Com receitas muito práticas e fáceis, para além de deliciosas, a Dona Clementina Vegan é um apoio para a alimentação cá em casa (somos todos Vegan!), no dia a dia... Mas também para as ocasiões especiais. Muito simpática e generosa na partilha do seu conhecimento. Adoro os diretos! Obrigada!
Cristina Gonçalves
As receitas mais deliciosas que tenho feito aprendi aqui..para além das ideias fantasticas de comidas rápidas e lanches para a menina?5* muito obrigada???
Vânia Figueiredo
As receitas publicadas na página Dona Clementina Vegan são transmitidas com imensa clareza, o que facilita a sua execução. São receitas simples e úteis para quem necessita ideias criativas e variadas para alimentar de maneira saudavel, consciente e compassiva a sua familia. O facto de as receitas serem expostas pelo dúo mãe-filha tem-me ajudado muito a motivar os mais pequenos da família. Sigo atentamente e com muita curiosidade esta página do Facebook.
Helena Santiago
Adoro todas as receitas as lives como comunica e ensina é espectacular e com a ajuda da íris faz dos domingos muito especial espero que continue por muito tempo sempre com a sua boa disposição e ensinamentos amooooooooo
Teresa Sousa
Eu recomendo todas as receitas que partilha que são maravilhosas e muito simples e com um sabor divinal obrigada dona Clementina vegan ♥️
Teresa Rito
As receitas são fáceis, simples acessíveis e muito saborosas. Os diretos são elucidativos e são dadas recomendações sempre uteis. Muita simpatia, simplicidade e amor pelo natural. Gosto muito e recomendo
Graça Raposo
Adoro as receitas que partilha connosco! Receitas que podem parecer mais complicadas, vistas nos seus diretos percebemos que não têm nada de complicado! Todas as que já experimentei têm sido sempre aprovadas!
Maria do Céu Silva
Receitas simples, saborosas, sem crueldade animal... A Léa tem muitos conhecimentos e partilha essa sabedoria com todos nós de uma forma acessível. Desejo muito sucesso para este projeto tão bonito!
Ana A Silva
Tudo fantástico! Receitas equilibradas nutricionalmente, saborosas, fáceis de executar, simpatia da mãe e filha, generosidade, diálogo construtivo com a assistência, esclarecimento das questões colocadas...
Maria Conceição Oliveira Santos
Projecto maravilhoso e louvável, que só prova que sim é possível ter uma alimentação saudável, equilibrada, sem crueldade e divertida, para nós e para as nossas crianças. Mais do que receitas práticas e deliciosas, vocês partilham e são uma inspiração. ??Grata pelo vosso trabalho
Sofia Esteves da Silva
Mudar
A mudança para uma alimentação estritamente vegetariana aconteceu já em adulta. A consciencialização da realidade da alimentação tradicional fez-me começar a ver as minhas decisões alimentares de outra forma. Perceber e reconhecer o sofrimento animal foi um dos principais pontos de viragem. Analogamente, foi também motivo, as preocupações ambientais como por exemplo, a produção de carne, nomeadamente o desperdício de água ou o aumento dos gases de efeito estufa.
A saúde, outro ponto importante, juntou-se à ética e ao ambiente e estavam reunidos os principais factores de decisão.
Adoptei um estilo de vida vegano, em que as escolhas não passam apenas pela alimentação mas também pela recusa de produtos com alguma origem animal ou com testes laboratoriais em animais, presentes, por vezes, na cosmética, produtos de higiene, calçado ou vestuário.
O mundo não é nem nunca será como o idealizamos, por isso faço as minhas escolhas de forma consciente na medida do possível e praticável.
Desafio
Na zona onde vivo, a oferta de restaurantes ou serviços de comida vegetariana ou vegana é muito reduzida. Assim, decidi investir na criação de um restaurante vegano, de modo a poder partilhar as delícias gastronómicas com base vegetal.
No entanto, este processo tornou-se mais longo do que o expectável pela falta de oferta de espaços físicos. Não esperado também, foi uma pandemia que se instalou e deitou este plano por terra.
O Dona Clementina não nasceu em restaurante mas adaptou-se às circunstâncias e surgiu de outra forma.
Se eu estava impedida pela pandemia de dar a provar as minhas receitas, nada me travava para as poder ensinar a fazer. Assim nasceu o projecto digital Dona Clementina Vegan. Desta forma, podia chegar a um número maior de pessoas. Além de poder partilhar não só as minhas receitas poderia também dar o meu contributo para um ambiente mais saudável com a partilha de preocupações e soluções ambientais.
Porquê Dona Clementina?
A decisão de um nome para um projecto nem sempre é fácil, mas confesso que eu não tive grande dificuldade. A minha intenção é que fosse um nome português, de aroma fresco, sabor delicioso e alegre. Bastou-me ir à varanda e facilmente percebi que nada seria mais perfeito do que Dona Clementina. Aqui no Sardoal a maioria das casas tem um quintal ou jardim com laranjas, limões ou clementinas. Clementina pareceu-me incrível.
E assim nasceu a Dona Clementina Vegan.
A Dona Clementina
A Dona Clementina é um projecto que aborda o veganismo, principalmente na área alimentar. São receitas maravilhosas e que fazem parte da minha vida. Pratos saborosos e que estão presentes na minha alimentação. Receitas com tradição e outras que nascem para criar histórias.
Aqui no site vais encontrar receitas, deliciosas, surpreendentes e veganas. Além de versáteis, são confeccionadas com ingredientes simples que se encontram num supermercado comum. Também privilegio receitas de fácil execução, sem técnicas de cozinha demasiado elaboradas e que qualquer pessoa consegue preparar. Cada receita apresenta a descrição passo-a-passo, fotos de cada fase de preparação e muitas vezes, tenho também o vídeo da receita.
Descomplicar é palavra de ordem na cozinha da Dona Clementina.
Tudo o que partilho aqui são as receitas que incluo na minha alimentação e resultada das minhas pesquisas e gostos pessoais. Não sou médica nem nutricionista, e se alguma dúvida nutricional houver, devem contactar um profissional de saúde.
Sintam-se livres para partilhar todos os conteúdos da Dona Clementina, identificando-me sempre. Além de me ajudarem a crescer neste projecto, estão também a divulgar o propósito que uma alimentação vegetariana tem para melhorarmos o mundo em que vivemos.
Aqui vão encontrar também referências a produtos, publicidade ou programa de afiliados, sempre alinhados com o propósito deste projecto. Todos os produtos aqui mencionados serão sempre previamente testados por mim de várias formas e múltiplas vezes. Apenas partilharei o que me deixar plenamente satisfeita.
Este é um projecto feito com o coração para quem gostar de o ler e reproduzir as minhas receitas. Partilhem nas vossas redes sociais, enviem-me as vossas versões e sintam-se à vontade para esclarecer qualquer dúvida.
Podem encontrar-me aqui no site, ou nas redes sociais:
Pensem bem.
Comam bem.
Façam o bem.
Sejam muito felizes!