Esta aletria de laranja tem um sabor refrescante, é deliciosa, fácil de fazer e com pouquíssimos ingredientes.
Antes demais, e como ainda estamos na época das laranjas, esta é a altura perfeita para que este doce resulte na perfeição. Pois as laranjas estão maduras, doces e suculentas, logo vão transferir todo o seu sabor para esta aletria gulosa e deliciosa.
Esta receita tem como principal ingrediente a aletria. A aletria é um tipo de massa com fios muito finos. Normalmente é usada em sopas e doces, como por exemplo o Doce de Aletria.
Conforme todos sabemos, o Doce de Aletria é um doce tradicional português. Na receita tradicional, além dos ovos também tem na sua composição o leite de origem animal. No entanto, nesta receita, como em todas da Dona Clementina, não usamos nenhum ingrediente de origem animal. O resultado é esta aletria de laranja e é sem dúvida alguma, uma sobremesa perfeita, principalmente para estes dias mais quentes.
Porque vais gostar desta aletria de laranja?
Vais adorar esta aletria porque é inegavelmente deliciosa. Além de ser super fresca, é cremosa mas com textura e cheia de sabor. É ainda importante realçar, que por ser adoçada com o açúcar natural da laranja, o açúcar extra que adicionamos à receita é menor. Logo, torna esta sobremesa além de deliciosa também mais saudável. Acima de tudo é muito simples de preparar e com ingredientes que facilmente temos em casa.
Experimenta e depois diz-me o que achaste!
Por fim, podes encontrar a receita completa já a seguir. No entanto, e se preferires ver em vídeo, podes aceder às redes sociais e tens lá o vídeo completo.
Tempo de preparação: 20 minutos
Refrigeração: 6 horas
Doses: 6
Ingredientes
- 200 ml de sumo de laranja
- Raspa de 1 laranja
- 200 ml de água
- 2 novelos de aletria – cerca de 50 gr
- 120 gr de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de amido de milho
- Para a decoração:
- Canela em pó q.b
- Rodelas e folhas de laranja
Instruções
- Em primeiro lugar, num tacho, junta o sumo de laranja, a água e a raspa de laranja. Liga o fogão e mexe.
- Assim que começar a ferver, adiciona a aletria. Entretanto deixa voltar a ferver e junta o açúcar. Mexe e deixa cozer cerca de 2 minutos.
- Enquanto a aletria coze, dissolve o amido de milho num pouco de água e verte para o tacho. Mexe até engrossar um pouco.
- Depois de engrossar no tacho, deita a aletria numa travessa. Assim que esteja fria, coloca no frigorífico durante algumas horas ou de um dia para o outro. Este doce é muito bom bem fresco.
- Por fim e para servir, decora com canela em pó, rodelas e folhas de laranja.
Sem dúvida que este doce vai deliciar todos, é refrescante e mesmo saboroso.
Nota:
O sabor desta aletria é de laranja, deste modo, a qualidade das laranjas faz toda a diferença. Isto é, quanto mais saborosas e doces são as laranjas mais deliciosa fica.