Arroz doce é aquela sobremesa deliciosa, de conforto, de emoções, de família e do agrado de quase todos. Aqui vou partilhar contigo a minha versão vegan de arroz doce tradicional e de arroz doce com castanhas
Antes de mais, haverá sobremesa mais portuguesa do que um belo arroz doce?
Eu tenho a certeza que esta, estará sem dúvida alguma, nos primeiros lugares da lista das nossas sobremesas mais emblemáticas e preferidas! Não só é deliciosa, como tem uma carga afectiva, emocional por trás.
Seja verão ou inverno, desde que haja uma mesa de festa, ou mesmo sem festa, que o arroz doce é aquela sobremesa que nunca pode faltar. Há quem a prefira fresca e outros então, preferem comer uma colherada deste doce cremoso e docinho ainda quente ou morno. Depois há quem goste da versão com sabor a limão ou quem prefira apenas o sabor a baunilha. Definitivamente, seja qual for a preferência, a verdade é que é bastante apreciada.
Sendo uma sobremesa tão tradicional e antiga, a receita original contém leite de origem animal e ovos. Contudo, eu criei uma versão vegetal, ou seja, sem adição de produtos de origem animal. Esta é uma versão vegan mesmo deliciosa, muito cremosa e cheia de sabor. Para mim, é uma receita perfeita, pois consegui atingir quer o ponto de sabor quer o ponto de cremosidade.
Esta é uma dúvida bastante frequente: se não se adicionam ovos, como é que o arroz doce fica tão amarelo? Então, há um pequeno segredo que se chama “açafrão-das-índias”. Pois é, o açafrão vai dar esta tonalidade amarelada e por outro lado, não vai afectar o sabor. Continuamos com um arroz doce de aspecto e sabor semelhante ao tradicional.
Estamos habituados a versões tradicionais desta sobremesa, no entanto e actualmente já há inúmeras versões: aqui também partilho a receita com castanhas. Podemos ainda encontrar ou criar variações de sabores com chocolate, ou café, coco, laranja ou frutos vermelhos, por exemplo.
Antigamente as nossas avós ficavam horas de volta do tacho a cozinhar o delicioso arroz doce. Todavia, actualmente, fugimos a sete pés de receitas bastante demoradas. Assim, partilho aqui, a minha forma simplificada de cozinhar esta receita sem perder horas na cozinha.
Em menos de 30 minutos, tens um arroz doce delicioso e super cremoso. Sem dúvida que a parte mais difícil é aguardar que arrefeça um pouco. Ou então, podes mesmo deliciar-te com uma taça de arroz doce quentinho, eu adoro!
Finalmente, vamos então à receita completa deste maravilhoso doce:
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo ao lume: 30 minutos + 15 minutos para as castanhas
Doses: cerca de 10 doses individuais ou 2 travessas
Primeiramente, selecciona, organiza e prepara todos os ingredientes antes de começar. Este passo é sem dúvida alguma, muito importante para que tudo corra bem!
No entanto e se preferires podes colocar em taças individuais, polvilhar com canela e decorar com paus de canela.
Já está feito! Fácil e delicioso!
Experimenta esta receita e deixa um comentário abaixo, não te esqueças de nos marcares nos teus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a tua opinião e ver os teus dotes culinários!