Estas crepes são uma verdadeira delícia, doces e refrescantes. Tão boas!
As crepes são originárias de França e foi de lá que a minha família trouxe o hábito de as confeccionar. Nos lanches de família ou amigos é algo que nunca falta e que todos adoram!
Existem várias receitas de crepes, tenho duas preferidas. Desta vez partilho convosco esta que gosto muito e num outro dia partilharei a outra receita, igualmente boa.
São óptimas para um pequeno-almoço ou lanche e ficam sempre bem como sobremesa de uma refeição especial, sucesso garantido.
As natas e os frutos vermelhos foram o recheio escolhido para esta receita mas pode rechear e decorar com o que lhe apetecer, como açúcar e canela, banana e leite condensado, chocolate derretido ou mesmo frutas e calda de frutas. Fica ao seu gosto.
Na página de Facebook, encontra um video com o passo-a-passo, vá lá dar uma espreitadela!
Aqui vai esta maravilhosa receita:
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de descanso da massa: 30 minutos
Tempo de cozedura: 25 minutos
Doses: 8
Ingredientes
Para as crepes:
- 400 ml de leite de soja dividido (150 ml e 250 ml)
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra
- 150g de farinha de trigo com fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- pitada de sal
- 2 colheres de sopa de margarina vegan
- 1 colher de sopa de essência ou aroma de baunilha
- 1 colher de sopa de xarope de agave
- Óleo de girassol para untar q.b.
Para o recheio e decoração:
- 1 pacote de natas vegan com açúcar, refrigeradas, para bater (200ml)
- Gotas de limão
- Morangos
- Framboesas
- Mirtilos
- Raminho de hortelã
- Açúcar em pó
Instruções
Para as crepes:
- Numa tigela coloque os 150 ml de leite de soja e acescente o vinagre de sidra. Mexa bem e deixe repousar para formar o leitelho.
- Entretanto faça a restante mistura. Coloque numa taça a farinha peneirada, o bicarbonato e o sal. Mexa e acrescente a margarina derretida, os 250 ml de leite, a essência de baunilha e o xarope de agave. Mexa bem até estar uma mistura homogénea. Acrescente por fim o leitelho e volte a mexer bem. Deixe repousar por cerca de 30 minutos.
- Coloque uma frigideira em lume médio, quando quente, espalhe um pouco de óleo com a ajuda de um pincel e deite um caço de massa na frigideira, tombe a frigideira de forma giratória para que a massa cubra todo o fundo. Espere cerca de 2 minutos ou até as bordas da massa ficarem douradas. Vire com a ajuda de uma espátula e aguarde cerca de 1 minuto ou até estar dourado.
- Retire para um prato raso e repita até não ter mais massa.
Para o recheio e decoração:
- Comece por bater as natas numa batedeira eléctrica, quando começarem a ficar firmes junte umas 4/5 gotas de limão, irá ajudar a firmar. Quando estiverem firmes mas fofas pare. As natas que usei já têm açúcar, se as natas que usar não tiverem, acrescente açúcar, de preferência em pó, aos poucos, quando está a bater.
- Coloque um pouco de natas em meia crepe, junte morangos cortados e framboesas.
- Cobre ao meio e depois novamente ao meio, ficando assim dobrado em quatro. Para finalizar, coloque mais natas em cima e decore com mirtilos, morangos e framboesas. Por cima peneire açúcar em pó.
E já está! Agora é só se deliciar!
Nota: Para fazer o leitelho sugiro que o faça com o leite de soja, outros leites podem não coalhar tão bem e alterar a consistência da crepe.
Se experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo e não se esqueça de me marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque eu adoraria saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.