Este gelado é um dos mais cremosos que já comi, tem uma textura surpreendente e um sabor verdadeiramente magnifico, conjuga a frescura do pêssego com o aroma quente das especiarias levando-nos para outra dimensão!
E porque um gelado guloso é bem melhor, acrescentamos uma base de bolacha, chocolate, umas bolachas extra para mais crocância e um toque final de canela… não podia terminar da melhor forma!
Um verão feliz tem de ter gelados e se forem caseiros tanto melhor! Os gelados são fáceis de fazer, levam poucos ingredientes e não precisa de uma máquina de gelados se souberem o “segredo da cremosidade”. Sabem qual é? Não? Eu conto…
Na verdade, são duas as formas de ter um gelado cremoso sem máquina de gelados. Uma delas é bater, no liquidificador ou processador, fruta congelada, em que uma delas é a banana e servir de imediato. A outra é para quando não vão comer o gelado logo no momento em que o faz. Então, bate a fruta de igual modo que a anterior e coloque para congelar. Quando for para servir, retire a porção desejada com uma faca (deixe uns minutos à temperatura ambiente para não partir a faca) e coloque na taça da batedeira ou se preferir no processador, aguarde só mais um pouco (para não estragar a batedeira) e bate tudo bem até virar um gelado super cremoso.
O que também combina muito bem com este gelado é o bolo de especiarias, encontra aqui a receita. Pode substituir a taça de bolacha por uma fatia deste delicioso bolo.
Temos vídeo da confecção deste gelado no nosso Facebook, vá lá espreitar!
Venha comigo…explico-lhe já tudo de seguida:
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de congelamento: já deve ter as frutas congeladas de véspera.
Doses: 4 a 5 gelados de 2 bolas cada
Ingredientes
Para o gelado:
- 4 bananas congeladas (congele-as inteiras e com casca)
- 500 gr. pêssegos descascados e sem caroço, congelados já fatiados (usei 1 lata de pêssegos em calda de 480 gr, peso escorrido, por serem mais doces mas pode usar fruta fresca)
- calda do pêssego (se usar fruta fresca, acrescente leite vegetal) q.b.
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de café cheia de erva-doce
- 1 pitada de noz-moscada
Para a decoração:
- 4 taças de bolacha vegan para gelados
- 100 gr de chocolate preto
- 4 bolachas digestivas vegan
- 4 paus de canela
- canela em pó q.b.
Instruções
- Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar.
- Derreta o chocolate preto em banho-maria ou por alguns segundos no micro-ondas. (não deixe aquecer em demasia para não queimar). Pincele as taças com o chocolate forrando todo o interior. Coloque as taças no frigorífico para o chocolate endurecer.
- Retire as bananas e os pêssegos do congelador.
- Passe as bananas por água morna. Descasque com a ajuda de uma faca e corte-as em fatias não muito grossas. Coloque no liquidificador.
- Junte os pêssegos às bananas.
- Junte a canela, a erva-doce e a noz-moscada e comece a triturar. Deite um pouco da calda para ajudar a triturar. Pode ser necessário parar para raspar os lados. Volte a triturar até obter um gelado cremoso.
- Em cada taça, coloque duas bolas de gelado, o pau de canela, uma bolacha partida grosseiramente, o restante chocolate derretido (para facilitar, pode colocar o chocolate num canto de um saco de plástico e cortar a ponta, como na foto) e polvilhe com a canela. Sirva de imediato.
Se for para servir posteriormente:
A seguir ao passo 6, deite o gelado num recipiente e leve ao congelador. Quando for para servir, retire a porção desejada com uma faca (deixe uns minutos à temperatura ambiente para não partir a faca) e coloque na taça da batedeira, aguarde só mais um pouco (para não estragar a batedeira) e bate tudo bem até virar um gelado cremoso. Sirva conforme o passo 7 ou como preferir.
Também muito bom, é este gelado magnificamente deitado em cima de uma fatia do bolo de especiarias, fica duplamente delicioso!
Esta doce maravilha está pronta para vos levar a uma viagem única ao mundo dos sabores apaixonantes.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!