Saboroso, fácil e rápido de fazer são as características que marcam este belo pudim. AH! E só tem 5 ingredientes!!!
Desta vez, usei morangos mas pode usar outras frutas como frutos vermelhos, pêssego ou manga.
É uma boa sobremesa para toda a família, com sabor delicioso e verdadeiro a morangos, sem aromas artificiais, corantes e conservantes.
Os morangos são frutas deliciosas e têm um baixo nível de gordura e calorias, são ricos em vitaminas C, fibra, ácido fólico e potássio.
Vejam aqui algumas curiosidades sobre os morangos:
O morangueiro é uma planta da família das Rosáceas, ou seja, são da mesma família das rosas e o seu fruto, o morango é a única fruta com sementes no exterior, tem em média 200 sementes.
Acredita-se que morangos são afrodisíacos, antigamente eram servidos a recém-casados, hoje em dia no Dia dos Namorados ou jantares românticos é a fruta de eleição.
Lembra-se de ver desenhos de morangos e suas folhas esculpidos em altares e no topo de pilares em igrejas e catedrais? Eram mandados esculpir por maçons medievais para simbolizar perfeição e justiça.
Ainda nos tempos medievais, morangos eram servidos em banquetes importantes para trazer paz e prosperidade.
Incríveis, não acha?!
Tão fácil quanto saborosa, vamos à receita!
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de refrigeração:
Mínimo de 4 horas, eu faço de um dia para o outro.
Doses: 8 fatias
Ingredientes
- 300 gr. de morangos (frescos ou congelados)
- 200 ml de leite vegetal* (para o puré de morango completar 500 ml, pode precisar de mais ou menos leite)
- 500 ml de leite vegetal*
- 1 colher de sopa ágar-ágar em pó
- ½ chávena de açúcar amarelo
- 2 colheres de sopa de amido de milho
*usei leite vegetal de aveia mas, pode usar outro a seu gosto.
Instruções
1- Num copo alto, triture os morangos com a varinha mágica até ficar um puré homogéneo. Deu-me 300 ml. Assim para completar e fazer os 500 ml, juntei 200 ml de leite vegetal de aveia e voltei a triturar com a varinha.
2- Num tacho pequeno, coloque o outro leite vegetal de aveia, o ágar-ágar, o amido de milho e o açúcar. Misture bem para que não haja grumos. Usei novamente a varinha.
3- Ligue o lume e deixe ferver por cerca de 2 a 3 minutos para activar o ágar-ágar.
4- Desligue o lume, acrescente o puré de morangos e mexa bem até ficar homogéneo.
5- Despeje numa forma e depois de frio, leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas. Eu faço de um dia para o outro.
6 – Sirva simples ou decore com chocolate derretido e morangos.
Para decorar como está na imagem, basta derreter o chocolate no micro-ondas (sem aquecer em demasia para não queimar) deixe uns segundos e retire, o calor que fica na taça derreterá o restante chocolate. Coloque num saco plástico, num dos bicos de baixo, faça um nó e já tem um saco de pasteleiro improvisado. Decore a seu gosto.
E já está, facílimo e delicioso!
Notas:
O ágar-ágar é um gelificante natural vegetal extraído de algas marinhas, pode perfeitamente substituir a gelatina animal e tem um poder gelificante 10 vezes superior a esta.
Em culinária é utilizado para espessar e gelificar alimentos sem adicionar sabor. Pode ser usado em doces, xaropes, ou molhos. Encontra-se no mercado em forma de flocos ou pó. Para activar o poder gelificante do agar-agar é necessário que ele ferva num líquido por cerca de 2 a 3 minutos.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.
2 Comentário
Olá 🙂
Olha, resolvi tentar a sorte nesta receita, e ficou muito boa, obrigado!
Olá Rafael,
Que bom que gostaste. ☺