Os meus medronheiros estão cheios de flores e alguns frutos, os medronhos. Estão lindos… as flores brancas e delicadas, os frutos vermelhos e as folhas verdes e brilhantes, embelezam e dão mais vida ao meu jardim!
Cá em casa, costumamos comê-los em fresco, em bolos ou queques como esta receita. Há quem os utilize também para fazer licores, aguardentes ou compotas.
Estes queques são muito saborosos, coloquei 3 medronhos em cada um mas pode aumentar o número. É tão bom quando damos uma trinca e saboreamos o medronho. A cremosidade do seu interior e o sabor doce da massa com a acidez do medronho torna este queque tão especial.
Sempre ouvi dizer que comer muitos medronhos embebedava, eu sempre achei isso estranho, pois, ás vezes, até comia bastantes e nunca senti quaisquer sintomas… fui investigar e verifiquei que os medronhos, quando maduros, têm um teor alcoólico muito pequeno, talvez se diga que embebedam por serem muito conhecidos através da aguardente de medronho, essa sim pode embebedar e muito… 🙂
Se não tiver medronhos, pode substituir por outros frutos como framboesa, amora, mirtilo ou mesmo pedaços de maçã ou pêra.
Partilho esta receita que tem tanto de original como de deliciosa: 🙂
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozimento: forno: 15 a 20 minutos
Doses: 14 a 18 queques dependendo das formas
Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar. Fazer a “mise en place” é muito importante para que tudo corra bem.
Está pronto, chame quem mais gosta e deliciem-se!
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!