Aqui vais encontrar duas waffles veganas diferentes em forma mas feitas com a mesma massa. As waffles quadradas clássicas e as waffles bolha ou bubble waffles.
São ambas perfeitas para um pequeno-almoço ou lanche e podemos juntar muitos acompanhamentos diferentes, assim nunca são aborrecidas e iguais.
Estas são crocantes por fora e macias por dentro, pouco doces e ideais para enviar nas lancheiras escolares dos nossos filhos. A minha filha diz aos amigos que são poppets comestíveis (quem tem crianças sabe de certeza de que brinquedo que estou a falar 🙂 ).
Existem algumas dicas para umas boas waffles, uma delas é fazer o leitelho vegano que não é mais que juntar vinagre ao leite de soja, mexer e deixar uns minutos para coalhar um pouco. Vais encontrar, nesta receita, dicas e sugestões para fazeres boas waffles logo à primeira. 😉 Vê no final da receita.
Podes ver aqui o vídeo desta receita.
As waffles são fáceis de fazer e os ingredientes são poucos e acessíveis, vê a receita:
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo a assar na máquina: 15 minutos
Doses: 6
Ingredientes
- farinha de trigo sem fermento – 2 chávenas
- açúcar amarelo ou mascavado – 3 colheres de sopa
- fermento em pó – 1 colher de sopa
- bicarbonato de sódio – 1 colher de café
- sal – 1 colher de café
- leite de soja à temperatura ambiente – 1 e ½ chávena (possivelmente precisarás de mais 2 colheres de sopa)
- vinagre de sidra – 1 colher de sopa
- óleo de coco derretido/manteiga vegana/ óleo de girassol – ¼ chávena
- essência de baunilha – 1 colher de chá
Instruções
- Liga a máquina de waffles.
- Prepara o leitelho, juntando o vinagre ao leite de soja. Mexe e reserva.
- Numa tigela grande, junta a farinha, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e o sal. Envolve.
- Junta ao leitelho, a essência de baunilha e o óleo de coco. Envolve até obteres uma massa homogénea mas sem mexer em demasia.
- Pincela, se necessário, as chapas da máquina de waffles com um pouco de óleo de coco ou girassol e deita a massa na chapa. Fecha e aguarda cerca de 5 minutos (depende da máquina). De início irá sair bastante vapor, quando sair já muito pouco, podes abrir a máquina e retirar as waffles se estas estiverem douradas.
- Deixa arrefecer numa grade ou delicie-se com elas ainda quentes.
Bom apetite!
Sugestões de acompanhamento:
As waffles são óptimas com molhos doces, caldas, compotas, açúcar e canela, gelados, frutas frescas, frutos secos, chantilly, “nutella” vegana (creme para barrar de chocolate), manteiga vegana, adoçantes líquidos como xarope de agave, geleia de arroz ou xarope de tâmaras.
Notas:
Guarde as waffles num recipiente hermético no frigorífico por 1 ou 2 dias. Reaquece numa torradeira e serve de imediato.
Podes congelar as waffles por cerca de 2 meses, porém para manterem a frescura, aconselho a congelação por 2 semanas. Para descongelar basta colocá-las num prato e deixar descongelar à temperatura ambiente. Para que fiquem estaladiças, coloca-as na torradeira e serve de imediato. Se as guardares já torradas vão ficar demasiado secas.
Podes substituir o vinagre de sidra por outro vinagre ou sumo de limão. Já o leite vegetal que apresenta melhores resultados para o leitelho é o leite de soja.
O óleo de coco pode ser substituído por óleo de girassol ou manteiga vegana derretida nas mesmas medidas. Faço muitas vezes com óleo de girassol e parece-me que ficam mais macias e húmidas.
Não abras a máquina logo no início pois a massa vai agarrar na chapa superior e inferior e a waffle vai dividir-se em dois. Quando o vapor a sair for pouco, aí sim pode abrir. Para a máquina das waffles quadradas verá cerca de 5 minutos e a das bubble cerca de 3 minutos mas tens de testar na tua máquina pois pode variar consoante a marca.
Para as lancheiras, o ideal é usar as waffles do dia ou do dia anterior. Se usares congeladas, descongela-as à temperatura ambiente e não as coloque na torradeira, pois até serem comidas ficariam muito secas.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!