Este pudim de chia com quivi é óptimo para desenjoar dos excessos da Páscoa.
É sem dúvida alguma, muito saboroso e saudável. Além de conter quivi e sementes de chia, que são poderosos superalimentos, com imensos benefícios para a saúde.
Mas o que é um superalimento?
De acordo com o mencionado anteriormente, um superalimento tem imensos benefícios para a nossa saúde. Este é um alimento que ajuda a prevenir, transformar e recuperar o nosso organismo. Por exemplo, ajuda-nos a prevenir determinadas doenças, limpa o nosso organismo de toxinas indesejáveis e garante o nosso bem-estar. Assim, um alimento é considerado “super” por ter uma composição rica, ou seja, uma grande concentração de proteínas, vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes entre outros compostos importantes.
Entre a extensa lista de superalimentos, podemos destacar a chia e o quivi presentes neste pudim. Mas também podemos enumerar a quinoa, as nozes, as lentilhas, o azeite, brócolos entre outros.
Desta forma, se incluirmos diariamente uma dose de superalimentos, a nossa saúde sairá certamente a ganhar.
Porque vais gostar deste pudim de chia?
- Principalmente, porque é muito saudável e nutritivo;
- Depois, é super fácil de preparar;
- É muito versátil, pois podes juntar as frutas que mais gostes;
- É perfeito para pequeno-almoço, lanche ou até mesmo uma sobremesa mais leve.
Este é um pudim que pode ser desfrutado em casa ou levar como snack para o trabalho. Para isso, só tens de acrescentar os toppings no momento de comer. Além dos morangos e do o quivi, adicionei também iogurte de soja e como topping um puff de quinoa. Em contraste com a cremosidade do pudim, o puff de quinoa vai dar-lhe uma crocância incrivelmente deliciosa. Sem dúvida que é um nutritivo pudim de chia e que te vai deixar saciado por mais tempo.
Conforme já referi, esta é uma receita muito fácil de preparar. Assim, não te esqueças de ler até ao fim onde encontras todas as dicas para obteres um pudim perfeito e muito saboroso.
Acredito que também vais adorar este pudim de chia com tamarilho e granola ou o pudim de chia com manga e coco.
- Pudim de chia com quivi
- Sementes de chia
- Por cima, morangos, quivi e puff de quinoa.
- Pudim de chia, nutritivo e saudável.
- Para qualquer altura do dia!
- Com iogurte natural de soja para mais cremosidade.
Tempo de preparação: 5 minutos para a base de chia + 15 minutos para o restante.
Repouso para a base de chia: mínimo 4 horas mas sugiro que seja de um dia para o outro.
Doses: 2 taças ou copos
Ingredientes
Base de chia:
- ¼ chávena (60 ml) de sementes de chia
- 4 X a medida ¼ chávena (ou seja 240 ml) de leite vegetal
———
- 1 quivi descascado e fatiado em rodelas
Molho:
- 1 iogurte natural de soja
Decoração:
- Puff de quinoa q.b.
- 1 morango fatiado
- Pedaços de quivi q.b.
Instruções
- Em primeiro lugar, começa por preparar a base de chia. Basta colocares, num recipiente, a chia e o leite vegetal. Misturas tudo muito bem, tapas e levas ao frigorífico por algumas horas. Sugiro que faças de um dia para o outro.
- No momento de servir, começa por colocar rodelas de quivi, numa taça ou copo de vidro, de forma a que fiquem “colados” na lateral do copo. Coloca 2 rodelas em lados opostos do copo.
- De seguida, adiciona o pudim de chia com a ajuda de uma colher de sobremesa.
- Em terceiro lugar, acrescenta o iogurte por cima da chia.
- Por último, decora com o puff de quinoa, os pedaços de morango e quivi.
Delicia-te com este delicioso pudim de chia com quivi!
Notas:
Faço muitas vezes pudins de chia para comer ao pequeno-almoço ou lanche. Normalmente, faço a base de pudim e depois no momento de comer acrescento fruta fresca, iogurte vegetal, cereais ou granola.
Para fazeres a base, primeiramente começa por colocar num recipiente 1 parte de chia para 4 ou 5 partes de leite vegetal. Eu normalmente faço com um medidor de ¼ de chávena (60ml), por exemplo. A fim de obter uma mistura cremosa, é importante que mistures muito bem estes dois ingredientes. Por vezes, misturo uma vez e ao fim de cinco minutos, volto a emulsionar muito bem. Depois de estar muito bem misturado, tapa e leva ao frigorífico por algumas horas. Assim, no momento de servir, retiras um pouco para uma tigela e compões com o que mais gostas.











