Os caldos de legumes são algo que faço cá em casa com bastante frequência, são muito fáceis de fazer.
São mais saudáveis que os cubinhos industrializados e muito saborosos, permitem-nos ajustar o sabor ao nosso gosto.
Muito importante também, estes caldos ajudam-nos a reduzir o desperdício alimentar, vamos guardando no congelador certas sobras de legumes que poderiam ir para o lixo mas que deste modo são aproveitadas para os caldos.
Não coloco sal, este será adicionado quando farei a preparação da refeição, contudo, se quiser, pode colocar.
Existem receitas de caldo de legumes que não utilizam sal nem especiarias pois preferem colocá-las aquando da confeção de uma receita. Eu coloco especiarias pois gosto mais mas fica ao critério de cada um.
Podem usar este caldo em sopas, cremes, risotos, para cozer massa ou arroz ou qualquer preparo (com exceção dos doces) que indique água ou caldo.
A receita em vídeo está no You Tube, vejam aqui.
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de cozedura no tacho: 30 a 60 minutos
Rende cerca de 1,7 L
Os ingredientes não têm medida ou peso indicados, são ao seu gosto.
Selecione, organize e prepare todos os ingredientes e utensílios antes de começar. Este passo é muito importante para que tudo corra bem!
Notas:
Podem utilizar outros legumes e ervas aromáticas como coentros, tomilho, tomate, talo de brócolos, talos de funcho, etc.
Conservação e validade:
Podem colocar o caldo em garrafas ou caixas de vidro e guardar no frigorífico até 5 dias.
Para congelar utilize sacos ou couvetes de gelo que após congelar pode colocar os cubinhos num saco e voltar a colocar no congelador, a validade é de até 3 meses.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
1 Comment
Olá, adoro tudo o que fazes ❤️ Perguntinha :que fazes ao coado do caldo? Usas ou deitas fora? Beijinho ?