Um prato cheio de coisas boas! Boas e saudáveis!
Uma mistura de cores e sabores maravilhosa a ser degustada em cada garfada com os olhos fechados e respiração prolongada. Mmmmmm…tão bom!
É uma óptima opção para levar para o trabalho/escola/universidade, fica igualmente boa quando reaquecida.
Como gosto muito de cuscus, faço esta receita com alguma regularidade. O feijão azuki e os cogumelos trazem textura e sabores que complementam este prato na perfeição.
Tempo de preparação: 10 minutos Tempo de cozedura: 25 minutos
Doses: 6
Ingredientes
- Azeite q.b.
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 tira de pimento verde (cerca de 5 cm de largura)
- 1 tira de pimento vermelho (cerca de 5 cm de largura)
- 1 pedaço de talo de aipo
- 1 tomate grande maduro
- 1 cenoura
- 1 chávena de cogumelos á escolha (usei uma mistura congelada que compro no supermercado)
- ½ chávena de quinoa
- ½ colher de café de pimenta preta
- 1 colher de chá de pimentão-doce
- ½ colher de café de curcuma
- 1 colher de chá de sal
- 1 ramo pequeno de tomilho, (como alternativa use 1 colher de chá de tomilho seco)
- 2 chávenas de feijão azuki cozido
- 1 chávena de cuscus
- 1 ramo pequeno de hortelã
Instruções
- Num tacho coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até estar translúcida, depois junte os pimentos verde e vermelho picados, o aipo cortado ás fatias, o tomate sem pele e picado, e a cenoura cortada ás tiras. Deixe cozer um pouco.
- Junte os cogumelos, o sal, a pimenta preta, o pimentão-doce, a curcuma e 2 chávenas de água. Acrescente o ramo de tomilho e deixe cozer uns 10 minutos. Prove e rectifique os temperos se necessário.
- Adicione o feijão azuki, mexa, tape e apague, deixando o calor existente apurar os sabores.
- Agora é a vez do cuscus. Coloque água a ferver. Pegue num recipiente com tampa. Deite o cuscus no recipiente, tempere com uma pitada de sal, um fio de azeite e folhas de hortelã. Despeje cuidadosamente a água no recipiente. A água que fica acima do cuscus deverá ter cerca de metade da altura do cuscus. A água é absorvida muito rapidamente. Quando colocar a água, tape logo de seguida com a tampa. Passados uns 5 minutos, destape e com um garfo solte os grãos de cuscus.
- Misture o cuscus com os restantes ingredientes.
- Para a decoração usei, um raminho de hortelã e cebolinho tanto a flor como a folha.
Dica: O cebolinho possui uma flor muito bonita, use-a nas saladas e dê-lhe um toque sofisticado. Tem um sabor parecido com cebola. (Veja fotos no nosso Instagram.)
Se experimentar esta receita, deixe um comentário abaixo e não se esqueça de me marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque eu adoraria saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.
Muito obrigada por estarem aqui comigo e me apoiarem!
Estou aqui também para vocês!