Os quiabos são uma dádiva da natureza que devemos agradecer e aproveitar.
O quiabeiro é uma planta da família da malva e teve origem em África. O seu fruto, o quiabo é verde e peludo e tem no interior umas sementes brancas, pequenas e redondas.
Foi a primeira vez que comprei e não será a última, fiquei fã! A partir de agora fará parte da nossa alimentação em saladas, sopas e prato principal.
Experimentei cru, gosto, para mim é parecido com ervilhas ou favas cruas mas com um sabor mais suave. Peguei num, lavei e dei-lhe uma trinca…comi mais dois 🙂 !
Devo avisar que o quiabo liberta uma baba que pode ser desconfortável para os mais sensíveis 🙂 mas, cozinhado perde a baba e não se nota nada.
Com os restantes quiabos, fiz esta feijoada. Estava deliciosa, o sabor suave dos quiabos confundia-se com o sabor da feijoada, por isso, quem está com medo de não gostar, vá em frente e faça esta receita que garantidamente vai gostar (se gostar de feijoada, claro!).
Verifiquei que no Brasil é muito popular e têm alguns métodos para reduzir a baba. Não fiz nenhum deles e, pelo menos nesta receita, verifiquei que no final do cozimento a baba já tinha desaparecido.
Esta receita tem um bife de carne vegan que é o meu preferido (e de quem já o provou), são os bifes No Chik e tem aqui a receita. Pode substitui-lo por seitan ou chouriço vegetal ou eliminá-lo.
Faça uma breve pesquisa dos quiabos pela net e verá que tem um valor nutricional enorme, os seus benefícios para a nossa saúde são imensos, fiquei maravilhada.
Viva os quiabos!
Vídeo desta receita no nosso Facebook! Vá lá espreitar!
Receita escrita, já aqui:
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozedura: 20 minutos
Doses: 4
Ingredientes
- Azeite q.b
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 tomate maduro
- 1 cenoura grande cortada em rodelas finas
- 150 gr de quiabos (cerca de 12 quiabos)
- ½ pimento verde cortado ás tiras
- 2 chávenas de feijão vermelho (400gr)
- 1 colher de chá de sal fino
- 2 colheres de chá de pimentão-doce
- 1 colher de café de pimenta preta
- 1 colher de chá de manjericão seco
- 1 e ½ a 2 chávenas de água morna
- 3 chávenas de massa cozida
- 1 bife vegan grande No Chik, grelhado e cortado em tiras ou seitan ou chouriço vegetal
Instruções
Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar.
- – Deite numa panela um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho com a folha de louro. Junte o tomate e deixe cozinhar um pouco.
- Adicione a cenoura, os quiabos, o pimento verde e o feijão vermelho.
- Tempere com o sal, o pimentão-doce, a pimenta-preta e o manjericão. Salteie por cerca de 3 minutos.
- Junte a água, mexa e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
- Retire do lume, coloque a massa e o bife vegan No Chik e envolva bem.
- Sirva bem quente e delicie-se!
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.
Muito obrigada por estarem aqui connosco e nos apoiarem!
Estamos aqui também para vocês!
Clementina e Léa 🙂