Fica maravilhoso numa salada de tomate e manjericão.
Uso muito em saladas mas também serve para completar uma tábua de queijos como a da foto que aqui encontra. Estas tábuas de entradas estarão na nossa mesa de Natal. 🙂
É muito fácil e rápido de fazer, em apenas 15 minutos já está feito! Depois, é só deixar no frigorífico dentro da salmoura que salga lentamente estas maravilhosas bolinhas.
Veja a receita já de seguida:
Para ver a receita e as fotos com um tamanho maior, coloque o seu telemóvel na horizontal, se tiver a rotação automática activa. Vai ver melhor. 🙂
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo ao lume: 5 minutos
Tempo de refrigeração: de um dia para o outro.
Doses: 7 bolinhas
Ingredientes
- 1 chávena com caju (3/4) e sementes de girassol (1/4) ou só caju
- 2 colheres de sopa de óleo de coco neutro ou de girassol
- 1 colher de chá de sal fino
- 1 colher de sopa cheia de levedura de cerveja
- 1 colher de chá de alho picado
- 3 colheres de sopa de polvilho doce
- ½ chávena de chucrute (sem o líquido) * ver notas no final
- ¼ chávena de leite vegetal (usei de soja)
- ½ chávena de água
- 2 colheres de chá de ágar-ágar em pó
- Sal grosso q.b.
Instruções
Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar. Este passo é muito importante para que tudo corra bem!
- Deite o caju e as sementes de girassol numa tigela com água e coloque no micro-ondas por cerca de 3 minutos e escorra.
- Num copo alto, coloque todos os ingredientes com EXCEPÇÃO da água, do ágar-ágar e do sal grosso. Triture bem com a varinha mágica até obter uma massa lisa.
- Encha uma tigela grande até à metade com água e deite uns 2 copos de gelo nessa água para que esta fique bem fria, junte também um punhado de sal grosso e mexa. Reserve.
- Numa panela, coloque a água e o ágar-ágar, mexa para dissolver bem o pó. Leve ao lume, e vá mexendo, quando começar a ferver baixe o lume e acrescente a mistura de caju. Vá sempre mexendo por cerca de 3 minutos, ficará uma massa mais elástica e espessa.
- Com uma colher de gelado, retire as bolas de mozzarela e coloque-as na tigela da água.
- Coloque a tigela no frigorífico e um dia para o outro. As bolas de mozzarela vão apurar e ficar mais salgadas. Veja se não fiquem muito amontoadas.
Quando for servir, retire-as da água e acrescente uma erva aromática picada por cima para decorar. Eu coloquei cebolinho.
Pode guardar no frigorífico por até 4 dias.
Notas:
Chucrute: é uma conserva de repolho fermentado com muitos benefícios para a saúde. É usado em inúmeras receitas em todo o mundo, Aqui é utilizado para dar um sabor extra a queijo fermentado. Consegue comprá-lo nalguns supermercados, lojas especializadas em produtos naturais e online, o seu preço é bastante baixo.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!