Olá!
Hoje partilho uma receita que adoro…e a minha filha também. Esta salada quente de bulgur com feijão vermelho e cogumelo shiitake é uma delícia!!! Óptima para estes dias frios, aquece-nos o corpo e a alma.
Uma receita deliciosa para todas as ocasiões, incluindo a época natalícia ou de passagem de ano, porque não? É muito fácil e rápida de fazer, fica pronta em menos de 30 minutos!
O principal ingrediente é o bulgur, muito usado no médio-oriente mas também na cozinha mediterrânea. É feito a partir dos grãos do trigo que são pré-cozidos, secos e partidos.
Nutricionalmente é bastante rico sendo uma boa alternativa ao arroz ou à massa. Tem vindo a ganhar popularidade e a ser mais consumido, sobretudo pelas pessoas que procuram ter um estilo de vida saudável.
Muito fácil de preparar, deverá cozê-lo em água fervente numa proporção de 2 medidas de água para 1 medida de bulgur. Contudo é sempre bom seguir as indicações da embalagem.
O feijão vermelho, os cogumelos shiitake, a granola salgada e os outros ingredientes tornam esta salada numa mistura divinal.
Os dióspiros grelhados podem ser novidade para muitos mas é algo que dá um toque especial a esta fabulosa salada quente. O açúcar, naturalmente presente, carameliza esta deliciosa fruta e fica com uma textura e sabor magníficos. Também pode usá-los em saladas frias, a acompanhar carnes veganas ou tábuas de queijos.
Tem um vídeo com o passo-a-passo no nosso canal de You tube. Veja aqui.
Passe também pelo nosso Facebook e Instagram.
Vamos lá então à receita:
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de confecção ao lume: 25 minutos
Doses: 4 a 6
Ingredientes
- 1 chávena de bulgur
- Sal q.b.
- 2 chávenas de água quente
- Azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de manjericão seco
- 1 colher de café de pimenta preta
- 1 colher de chá de pimentão-doce
- ½ pimento verde picado
- 1 tomate maduro picado (de preferência sem pele)
- 200 a 300 gr de cogumelos shiitake (de preferência biológicos)
- 2 chávenas de feijão vermelho
- 1 dióspiro grande dos duro (de roer) descascado e cortado em fatias
- Granola salgada q.b.
- Manjericão fresco para decorar e aromatizar
Instruções
Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar. Este passo é muito importante!
- Num tacho, coloque o bulgur, 1 colher de chá de sal e a água, mexa e ligue o lume. Quando começar a ferver baixe para lume médio/baixo, tape e deixe por cerca de 5 a 10 minutos. A água será absorvida e o bulgur estará cozido. Prove um pouco para verificar se está cozido pois depende do bulgur que comprou pode demorar mais ou menos tempo, veja as instruções na embalagem. Não deixe cozer em demasia para não ficar empapado, deverá ficar solto, como no arroz.
- Noutro tacho, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até estarem macios.
- Junte o manjericão seco, a pimenta preta e o pimentão-doce. Mexa e deixe um pouco para soltar os aromas.
- Acrescente o pimentão verde e o tomate. Mexa e acrescente 1 colher de café de sal. Mexa novamente e deixe cozer um pouco.
- Adicione os cogumelos shiitake e mexa, deixe cozer um pouco e acrescente 1 colher de café de sal. Mexa e deixe cozer por cerca de 8 minutos.
- Junte o feijão vermelho, mexa e deixe cozer cerca de 5 minutos.
- Acrescente o bulgur que cozeu no ponto 1. Mexa, retire do lume e reserve.
- Agora vamos ao dióspiro, num grelhador (de chapa) deite um fio de azeite e pincel o fundo do grelhador. Quando quente, coloque as fatias de dióspiro e deixe grelhar de ambos os lados, deixe tempo suficiente para que caramelizem e fiquem bem grelhadas.
- Para o empratamento, coloque a salada de bulgur nos pratos, em cima um punhado de granola salgada, uma fatia de dióspiro cortada em tiras e umas folhas de manjericão fresco.
Está pronto! Sirva quente e prepare-se para os elogios … com esta receita vai deixar todos surpreendidos!
Vejam estes úteis links de alguns dos produtos que usei nesta receita:
Nota: Também pode cozer o bulgur como o arroz – Leve ao lume um tacho com água, deixe ferver, tempere-a com sal, junte o bulgur, mexa e deixe cozer durante uns 10 minutos. Vá verificando a cozedura pois depende do bulgur que está a usar, poderá precisar de menos ou mais tempo.
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!