Sopa no verão? SIMMMMMM! Não é por ser verão que se deixa de comer sopa cá em casa. A sopa é todo o ano, quando está mais calor, come-se a sopa menos quente, só morninha, e fica deliciosa na mesma.
A sopa é imprescindível para uma alimentação saudável tanto pela sua riqueza nutricional como pelo seu baixo valor calórico.
Esta sopa não é como as sopas de miso mais tradicionais que podem levar tofu, algas e cogumelos, esta é um pouco diferente, é uma sopa de legumes com miso e amaranto.
É um reconforto para a alma e para o corpo pois é uma sopa rica em nutrientes, muito saudável e saborosa.
Mas, vamos por partes, legumes, miso e amaranto. Bem, legumes toda a gente conhece mas, miso e amaranto? Deixo-vos uma breve descrição:
Miso – O miso é uma pasta muito nutritiva, originária do Japão. É feito através da fermentação da soja à qual se acrescenta sal e outros ingredientes como arroz integral e cevada (são estes dois que utilizo cá em casa). Tem um sabor bastante salgado, assim tenham atenção à quantidade de sal que utilizam.
Os seus benefícios para a saúde são enormes, tanto a nível da flora intestinal, como na absorção de nutrientes ou até no reforço da imunidade. É um alimento vivo que contém bactérias (probióticos) por isso não deve ser fervido para não matar essas bactérias, deve ser acrescentado apenas no final da receita ou directamente no prato, como eu faço.
Amaranto – o amaranto é muito conhecido como o cereal dos Incas, tal como a quinoa. É um pseudocereal (tem uma composição nutricional semelhante à dos cereais, mas sem pertencer a essa categoria) originário do Peru que tem um valor nutricional excepcional, a lista de benefícios para a saúde é muito grande. Pode substituir o cuscus ou o arroz ou enriquecer sopas como é o caso. Também existe em farinha que pode servir, por exemplo para substituir parte da farinha de trigo em bolos. Para cozer o amaranto é semelhante ao arroz, numa proporção de 1 chávena de amaranto para 2 e ½ ou 3 de água durante cerca de 20 minutos em lume brando.
Bem sem mais demoras, vamos à receita!
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 15 minutos
Doses: 8
Ingredientes
- 1 cebola ralada*
- 1 dente de alho esmagado
- 3 batatas raladas*
- 2 cenouras raladas*
- ½ talo de alho francês cortado fino
- 3 floretes de couve flor cortados aos bocados
- 1 chávena de ervilhas cozidas
- 1 chávena de amaranto cozido. Para cozer o amaranto é semelhante ao arroz, numa proporção de 1 chávena de amaranto para 2 e ½ ou 3 de água durante cerca de 20 minutos em lume brando. O que sobrar utilize, por exemplo, como substituto do arroz num prato principal.
- 1 colher de café mal cheia de pimenta preta
- 1 colher de café cheia de curcuma
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1 colher de chá mal cheia de sal
- 1 colher de café de miso em cada prato
- 1 L e ½ de água
*os legumes foram ralados com o ralador do processador (ver foto).
Instruções
- Seleccione, organize e prepare todos os ingredientes antes de começar.
- Deite todos os ingredientes numa panela e deixe cozer por cerca de 15 minutos ou até os legumes estarem macios. Prove e rectifique algum tempero se achar necessário. Lembre-se que o miso é salgado, por isso a sopa não deverá ter muito sal.
- Para potenciar os benefícios do miso, coloque-o na altura de servir. Será 1 colher de café em cada prato já com sopa. Mexa e delicie-se!
Experimente esta receita e deixe um comentário abaixo, não se esqueça de nos marcar nos seus posts de Instagram ou Facebook com @donaclementinavegan, porque vamos adorar saber a sua opinião e ver os seus dotes culinários!
Nota: Este post pode ter publicidade a produtos/empresas e links de afiliados. Com apenas um click ou uma compra através deles, estarão a ajudar a Dona Clementina a crescer. Os produtos foram testados por mim e utilizo-os no meu quotidiano, as opiniões sobre eles são sempre sinceras e honestas.