Canelas há muitas, mas com diferenças entre si!
Antes de mais quero perguntar-te:
A canela que tens no teu armário é a melhor para ti?
Eventualmente não!
É verdade. Então, vou passar-te algumas informações, que com toda a certeza, te vão impressionar.
Primeiramente, é conveniente saber que existem centenas de variedades de canela. No entanto, são apenas 4 as usadas para fins comerciais. Assim, essas 4 dividem-se em 2 categorias: a canela do Ceilão e as outras 3 vão para a categoria da “canela Cassia”. Isto é, as “canelas Cássia” são parecidas na forma, cor, sabor e altos níveis de cumarina.
A canela Cássia:
Em primeiro lugar, uma grande parte da canela que encontras em lojas ou hipermercados é a Canela Cássia. Esta é uma canela que provém de árvores nativas da China, Indonésia, Vietnam e também do Japão.
Com efeito, é não só uma canela mais abundante como também é mais barata, logo é mais comercializada.
Os paus desta canela são mais duros e escuros. Têm também uma folha grossa e única, no entanto o seu interior é vazio. Da mesma forma, o seu sabor é forte e mais amargo.
Esta canela tem níveis altos de cumarina. Usualmente, as pessoas que tomam anti-coagulantes, como a aspirina, por exemplo, costumam ser aconselhados a limitar ou eliminar a ingestão desta canela.
Ainda assim, é importante também realçar, que o consumo desta canela, pode desencadear, por exemplo, alergias e irritação na pele, hipoglicemia ou danos no fígado. Estes dados são de facto, apenas preocupantes para quem consome cerca de uma colher de chá por dia desta canela.
Decerto que este não deve ser o teu caso. Assim, não fiques preocupado! No entanto, da próxima vez que comprares canela dá preferência à Canela do Ceilão, de preferência biológica.
Porquê a Canela do Ceilão?
A Canela do Ceilão é originária maioritariamente (90%) do Sri Lanka, antigo Ceilão.
Os paus da Canela do Ceilão são macios, esfarelados e enrolados como charutos. Têm camadas de casca quebradiça e macia. A cor é mais clara e o seu sabor é mais doce e suave.
A maior vantagem da Canela do Ceilão são os níveis muito baixos de cumarina, logo muito mais benéfica para a saúde.
A canela do Ceilão, não só é uma especiaria com um aroma e sabor muito agradável como é muito benéfica para a nossa saúde. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Esta maravilhosa especiaria aumenta o metabolismo e melhora a concentração. Ajuda também a melhorar a disposição mental e física, além de estimular a queima de gordura corporal, contribuindo assim para o emagrecimento.
Onde comprar?
Encontras estas canelas na forma de pau ou pó em lojas tradicionais, como por exemplo as lojas a granel e também em super e hipermercados. Então, agora que sabes as diferenças entre elas faz uma escolha acertada.
Como usar?
A canela é usada na gastronomia em doces como as sobremesas, gelados, bolachas e bolos, salgados, pratos principais, e até em bebidas como batidos e chás.
Já sabias destas diferenças entre canelas ou foi novidade para ti?
Espero que tenhas gostado desta dica!